Lapas, um tipo de molusco, peixe-espada-preto, espetada, um churrasco típico, e vinho Madeira. Estas são algumas das atrações gastronômicas da Ilha da Madeira, mas o viajante pode se encantar e explorar outras seis experiências:

Se refresque com as lambecas

Quem visita a Ilha da Madeira acaba passando pelo menos um dia em Porto Santo, a ilha vizinha que faz parte do mesmo arquipélago.

Apesar de serem muito próximas uma da outra, as duas ilhas são bem diferentes.

Porto Santo é um verdadeiro refúgio de verão, com uma praia de areias douradas que tem cerca de 9 km ininterruptos de extensão. Talvez por isso a iguaria de Porto Santo seja uma sobremesa típica do calor: sorvete. As lambecas são um sorvete criado há mais de cinquenta anos e vendidas em um quiosque na Vila Baleira, a principal cidade de Porto Santo. Seus 25 sabores diferentes preparados de forma caseira são servidos em casquinhas com uma máquina, e são perfeitos para se refrescar após um dia de calor na praia.

Prove um Blandy’s

Aproveite a estadia na ilha para conhecer uma adega ou vinícola e ver de perto como os vinhos da Madeira são feitos.

O Blandy’s, principal produtor de vinhos do destino, conta com um Wine Lodge em Funchal. Nas visitas guiadas, é possível conhecer os vários espaços das adegas e provar excelentes vinhos, além de detalhes da história da criação da marca e de seus rótulos.

Faça aulas de cozinha

O Socalco Nature Calheta é um hotel muito amado pelos viajantes, que une os conceitos de turismo rural, ateliê gastronômico e farming.

Socalco Nature Calheta

Criado pelo chef Octávio Freitas, natural da Ilha, o hotel oferece a oportunidade de colocar a mão na massa em experiências incríveis. São aulas de cozinha, passeios gastronômicos, jornadas vínicas e muitas outras atividades que são verdadeiros presentes para o paladar.

Wine and Food Walking Tour

Este tour de duas horas e meia visita vários pontos turísticos de Funchal, a capital da Madeira, e inclui onze provas de comida e seis degustações de vinho.

Muito além dos pratos típicos, os viajantes podem provar um chocolate 100% madeirense, doces tradicionais, sanduíches típicos de filé de peixe-espada ou atum e frutas exóticas.

O ponto alto é a refeição tipicamente madeirense, que conta com as lapas, o peixe-espada-preto com banana ou o bife de atum. Os turistas provam também o famoso vinho Madeira e a poncha, drink feito com aguardente de cana, mel e limão.

Lapas. Foto: Francisco Correia

Passeio de barco e prova de vinho na Terrabona

A costa da Ilha da Madeira é lar de uma fauna marinha riquíssima, uma vez que o fundo do mar da região tem mais de 3 mil metros de profundidade.

Um passeio de barco oferece a oportunidade de conhecer melhor o arquipélago e ainda avistar golfinhos e baleias. É possível combinar toda essa bela paisagem com uma degustação de vinhos locais em companhia dos próprios produtores do Terrabona Wine. A vinícola oferece a experiência Sail & Wine, um passeio de veleiro com prova de vinhos de coleção e iguarias locais.

Experiência gastronômica na Quinta do Barbusano

Localizado na costa Norte da Madeira, a Quinta do Barbusano tem opções enoturísticas.

A visita inclui passeios guiados pelas impressionantes vinhas plantadas nos terrenos montanhosos madeirenses e que se tornam cenário para a inesquecível experiência gastronômica, que envolve provas de vinhos, harmonizações e pratos saborosos. Na época das vindimas, há a possibilidade de participar da pisa das uvas.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Leave A Comment