Reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à sua 54ª edição em 2024 – ele não ocorreu apenas em 2020, por conta da pandemia do coronavírus. A programação artística vai de 29 de junho a 28 de julho e estará dividida entre três espaços em Campos do Jordão e dois na capital, com eventos na Sala São Paulo e na Universidade Presbiteriana Mackenzie. O Festival de Campos do Jordão é uma realização da Fundação Osesp e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Serão mais de 60 concertos, todos eles com entrada gratuita e distribuídos entre três locais da cidade da Serra da Mantiqueira: o tradicional Auditório Claudio Santoro (apresentações de sexta a domingo); o popular Parque Capivari (sábados e domingos e também nos dias 8 e 9 de julho); e a bela Capela São Pedro Apóstolo, localizada no Palácio Boa Vista (sábados e domingos).

A capital paulista terá uma agenda de apresentações diversa: na Sala São Paulo, as apresentações acontecem aos sábados e domingos na Sala de Concertos e, na segunda metade do Festival, na Sala do Coro, entre segunda e sexta-feira. Uma novidade desta edição é a parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, que receberá não só o Módulo Pedagógico do evento, como alguns recitais na primeira quinzena de julho, no Auditório Escola Americana e no Auditório Ruy Barbosa, ambos no campus Higienópolis (entre segunda e sábado, com ênfase em performances de Artistas do Festival).

53ª Festival de Inverno Campos do Jordão

53ª Festival de Inverno Campos do Jordão, Recital na Capela São Pedro. Foto: Íris Zanetti

Os destaques

Destacam-se na Programação Artística em Campos do Jordão, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) com seu Diretor Musical e Regente Titular, Thierry Fischer, tocando Brahms e Villa-Lobos no concerto de abertura (29 de junho) e apresentações de três grupos sinfônicos de fora do Brasil: a Orquestra Sinfônica de Ñuble (Chile), com Emmanuele Baldini no pódio e o violonista Fabio Zanon como solista (7 de julho); a Orquestra Juvenil Nacional do Sodre de Montevidéu (Uruguai), tendo à frente o maestro Ariel Britos para um repertório inteiramente dedicado à música das Américas (19 de julho); e a Sinfônica Nacional da Colômbia, com Yeruham Scharovsky no pódio e a envolvente Scheherazade, de Rimsky-Korsakov, no programa (26 de julho). Do Brasil, o Festival recebe novamente nomes como a Orquestra Jovem do Estado (Ojesp) com seu regente titular, Cláudio Cruz, interpretando a Sinfonia nº 4 da norte-americana Florence Price, obra raramente tocada no Brasil (30/jun); a Orquestra Experimental de Repertório (OER) dirigida por Wagner Polistchuk (30 de junho); a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) regida por seu novo maestro, Tobias Volkmann, e convidando o jovem violinista Nathan Amaral (5 de julho); e a Sinfônica Municipal de Campinas com Carlos Prazeres no pódio e o pianista Cristian Budu como convidado (21 de julho).

Na agenda dedicada à música de câmara, serão duas atrações internacionais: os ingleses do Quarteto Piatti, que apresenta um emocionante programa com música dedicada às Américas – o quarteto Americano, de Dvorák –, e Crisantemi, de Giacomo Puccini, por ocasião do centenário de morte deste compositor (12 de julho); e o conjunto de metais Geneva Brass Quintet, que vem de Genebra, na Suíça, e desenvolverá também um trabalho junto dos bolsistas (9 de julho).

A programação atualizada pode ser acessada no site oficial do Festival de Campos do Jordão.

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Alunos

O Festival receberá, ao todo, 137 alunos e 65 professores. Nesta edição os bolsistas terão duas semanas de prática orquestral e duas de música de câmara, música antiga e camerata, em um total de aproximadamente 1,2 mil horas-aula. Os maestros convidados serão os brasileiros Luis Otávio Santos (com a Orquestra Bach do Festival em repertório dedicado às suítes de Bach), o italiano Lorenzo Tazzieri (regendo a Camerata do Festival no programa Gala Puccini), e, à frente da Orquestra do Festival, dois maestros: o chileno Maximiano Valdés e o brasileiro Marcelo Lehninger.

Com a Orquestra do Festival, os bolsistas atuarão em programas que incluem o impactante balé O Pássaro de Fogo, de Stravinsky (20 de julho); e La Mer, uma das obras-primas de Claude Debussy (27 de julho).

Já os alunos de regência farão um concerto no Parque Capivari à frente da GRU Sinfônica (27 de julho).

A agenda programada para a Sala São Paulo terá apresentações da Orquestra Sinfônica de Ñuble (6 de julho) e da Juvenil Nacional do Sodre de Montevidéu (20 de julho); da Orquestra Bach do Festival (7 de julho); e da Camerata do Festival (14 de julho), entre outras – três performances da Orquestra do Festival na Sala São Paulo terão transmissão ao vivo no YouTube do Festival, nos dias 7, 21 e 28 de julho.

Como também é tradição, ao final do evento haverá a entrega do Prêmio Eleazar de Carvalho, cujo nome homenageia o maestro criador do Festival de Campos do Jordão e celebra o músico-bolsista de maior destaque do evento.

Acessibilidade

Toda a programação de concertos do 54º Festival de Inverno de Campos do Jordão contará com recursos de acessibilidade: audiodescrição (todos os concertos) e interpretação em Libras (concertos com coro e voz), realizadas sob demanda do público, pela empresa parceira Ver com Palavras. No caso da programação realizada no Auditório Claudio Santoro, Capela São Pedro Apóstolo, Sala São Paulo (Sala do Coro e Sala de Concertos) e auditórios da Universidade Presbiteriana Mackenzie, é necessário confirmar presença até três dias antes do evento pelo e-mail contato@vercompalavras.com.br.

A 54ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão tem o patrocínio de Sabesp e copatrocínio de Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Parceiro de Mídia: Folha de S. Paulo. Apoio Institucional: Centro Histórico e Cultural Mackenzie, Acam Portinari, Parque Capivari e Prefeitura de Campos do Jordão. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução. O evento tem direção geral de Marcelo Lopes, coordenação artístico-pedagógica de Fabio Zanon, direção pedagógica de Rogério Zaghi e coordenação de planejamento artístico de Gabriela de Souza. A coordenação de produção executiva e técnica é de Alessandra Cimino.

Serviço

De 29 de junho a 28 de julho de 2024

Ingressos: entrada gratuita.

Auditório Claudio Santoro, Sala São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie: retirada de ingressos neste link três dias antes de cada apresentação, ao meio-dia (limitada a quatro por pessoa). Observação: há uma cota de 100 ingressos para serem retirados no dia de cada apresentação na Sala São Paulo e Auditório Claudio Santoro. Eles estarão disponíveis 1 hora antes dos concertos.

Capela São Pedro Apóstolo: distribuição de ingressos presencial, 1 hora antes, na entrada da Capela (limitada a dois por pessoa).

Parque Capivari: entrada livre.

Locais:

Auditório Claudio Santoro – Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão. (12) 3662-2334. 814 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: somente em dias de concerto, a partir de 2h30 antes do início da apresentação.

Concerto acessível – recursos de acessibilidade: audiodescrição e interpretação em Libras (concertos com Coro). É necessário confirmar presença até 3 dias antes do evento pelo e-mail contato@vercompalavras.com.br.

Parque Capivari – R. Eng. Diogo José de Carvalho, 1.291, Capivari, Campos do Jordão. Gratuito (entrada livre, sem necessidade de retirada de ingressos). Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 20h.

Concerto acessível – recursos de acessibilidade: audiodescrição e interpretação em Libras (concertos com Coro).

Palácio Boa Vista – Capela São Pedro Apóstolo – Av. Adhemar Pereira de Barros, 3.001, Jardim Dirce, Campos do Jordão. 90 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h. Concerto acessível – recursos de acessibilidade: audiodescrição e interpretação em Libras (concertos com Coro). É necessário confirmar presença até 3 dias antes do evento pelo e-mail contato@vercompalavras.com.br.

Sala São Paulo – Sala de Concertos – Praça Júlio Prestes, 16, Térreo, Campos Elíseos, São Paulo. (11)3367-9500. 1.484 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h. Concerto acessível – recursos de acessibilidade: audiodescrição e interpretação em Libras (concertos com Coro). É necessário confirmar presença até 3 dias antes do evento pelo e-mail contato@vercompalavras.com.br.

Sala São Paulo – Sala do Coro – Praça Júlio Prestes, 16, 2º andar, Campos Elíseos, São Paulo. (11)3367-9500. 150 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h. Concerto acessível – recursos de acessibilidade: audiodescrição e interpretação em Libras (concertos com Coro). É necessário confirmar presença até 3 dias antes do evento pelo e-mail contato@vercompalavras.com.br.

Universidade Presbiteriana Mackenzie – Auditórios Escola Americana e Ruy Barbosa – Rua Piauí, 130 / Rua Itambé, 135, Higienópolis, São Paulo. (11)2114-8000. 250 lugares / 950 lugares. Gratuito. Concerto acessível – recursos de acessibilidade: audiodescrição e interpretação em Libras (concertos com Coro). É necessário confirmar presença até 3 dias antes do evento pelo e-mail contato@vercompalavras.com.br.

Com apoio Fundação Osesp

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