Foi no ciclismo que o cozinheiro Lourivan Carlos encontrou, há 18 anos, uma forma única de vivenciar o turismo. “A bike salvou a minha vida. Minha primeira trilha foi a Trilha do Índio, em Sobradinho, em Brasilia. Hoje, faço trilhas com minha bicicleta em qualquer lugar que você imaginar no Centro-Oeste”, conta o entusiasta, morador do Distrito Federal.

Entre tantos percursos já desbravados, Lourivan confessa ter um carinho especial por uma trilha em particular: “Minha favorita é a Estrada Colonial do Planalto Central”, revela, entusiasmado. O trajeto histórico conecta comunidades rurais e oferece paisagens típicas do Cerrado, combinando patrimônio cultural e belezas naturais.

Com sua imensa diversidade de paisagens e ecossistemas, o Brasil oferece experiências que vão desde imersões em biomas preservados até jornadas por caminhos históricos – um prato cheio para os amantes da bike.

Roteiros imperdíveis

Ao unir turismo e esporte, lazer e aventura, o cicloturismo conquista cada vez mais adeptos. Conhecer um destino sobre duas rodas proporciona ao viajante um contato mais próximo com a natureza e a cultura local, além de promover uma prática sustentável, essencial em um mundo que busca reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

De Norte a Sul, o Brasil oferece roteiros incríveis para os apaixonados pela modalidade. Confira algumas opções:

Trilha Chico Mendes, Acre

Com 54 km de extensão, essa trilha para bicicleta oferece uma imersão no coração da Amazônia. Realizada em cinco dias, tem nível de dificuldade moderado a difícil. Ao longo do percurso, os visitantes atravessam seis seringais, vivenciando o cotidiano dos extrativistas e conhecendo a vida na floresta. A trilha homenageia o líder seringueiro e ambientalista Chico Mendes e oferece uma rica experiência de educação ambiental.

Caminho das Ararunas, Paraíba

Localizado na Caatinga paraibana, o roteiro tem 130 km e leva de seis a oito dias para ser concluído. Com grau de dificuldade moderado a difícil, é ideal para praticantes de mountain bike em busca de aventura em áreas serranas. O trajeto explora paisagens áridas e resilientes, com destaque para a fauna, a flora e as comunidades tradicionais da região.

Caminho das Ararunas

Caminho das Ararunas. Foto: Rede Trilhas/Facebook

Caminho de Cora Coralina, Goiás

Com 300 km de extensão, o roteiro pode ser percorrido em cerca de seis dias. A trilha passa por oito cidades goianas, unindo cultura, poesia e aventura. Com dificuldade moderada a difícil, o caminho presta homenagem à poetisa Cora Coralina e revela o patrimônio histórico e as paisagens do Cerrado.

TURISMO: Ubajara é trilha para ver cavernas

Caminho da Fé, São Paulo/Minas Gerais

Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, o percurso de bicicleta abrange cerca de 400 km pelos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Realizado, em média, em 12 dias, o Caminho da Fé oferece uma experiência que une turismo religioso, contemplação da natureza e desafio físico, passando por cidades históricas e santuários.

Caminho da Fé

Trilha Caminho da Fé.

Caminhos da Baleia Franca, Santa Catarina

Com 171 km, o percurso de bicicileta atravessa a Mata Atlântica e o Litoral catarinense em cerca de sete dias. De dificuldade moderada, a trilha inclui municípios com forte vocação turística e oferece paisagens deslumbrantes, além de história e cultura. O nome faz referência às baleias-francas, que visitam a costa Sul do Brasil entre julho e novembro.

Victor Mayrink, Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Comentários

Leave A Comment