Nascido em comunidades de Nova Orleans, nos Estados Unidos, o jazz ganhou o mundo. Pelas suas características e manifestações históricas, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) definiu que todo dia 30 de abril é o Dia Internacional do Jazz.

Mas não é preciso que uma data defina que você deve ouvir essa expressão musical que mistura improviso, tradição e inovação.

Veja aqui alguns países onde você pode apreciar esse estilo musical:

Brasil

As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são conhecidas mundialmente pela expressividade na contribuição ao gênero.

Localizado na movimentada Avenida Paulista, o Blue Note São Paulo traz a atmosfera de Nova York para a capital paulista. Com uma programação semanal repleta de grandes artistas, o espaço oferece desde improvisações do jazz até as marcantes letras da MPB. Além disso, conta com uma gastronomia ímpar e coquetelaria de alta qualidade.

E embora o samba e a bossa-nova sejam os estilos mais associados ao Rio de Janeiro, a cidade também possui uma cena de jazz vibrante, com uma variedade de locais para uma noite musical memorável.

Cuba

Na capital de Cuba, o tradicional jazz norte-americano se associou à sonoridade latina, criando uma variação cativante do ritmo. A mistura surgiu na década de 1940, mas, inicialmente, era mais proeminente nos Estados Unidos, popularizando-se na ilha anos mais tarde, graças a nomes como Mario Bauzá e “Machito”.

No centro da capital, o clube La Zorra y el Cuervo é um dos exemplos de resistência do gênero e recebe instrumentistas da cena local e internacional ao longo de todo ano.

Já o festival anual Jazz Plaza Festival reúne artistas mundiais em uma programação com performances e workshops, que dura uma semana.

África do Sul

No continente africano, a Cidade do Cabo se tornou um dos epicentros do jazz contemporâneo, com uma variedade de casas especializadas no gênero. O surgimento do estilo musical na região, no entanto, aconteceu de forma inusitada: como os instrumentistas estrangeiros não faziam apresentações no país, os artistas locais ficaram populares imitando-os. Com o tempo, o ritmo ganhou influências locais.

O Cape Jazz, por exemplo, é um dos seus derivados, inspirado pela música carnavalesca do país. O destino sul-africano realiza, em março, o Festival Internacional de Jazz da Cidade do Cabo, evento que atrai os amantes da música de todo o mundo.

TURISMO: O que fazer em 4 dias na Cidade do Cabo

Suíça

Uma das celebrações mais famosas do gênero é o Festival de Jazz de Montreux, na Suíça.

Desde 1967, recebe artistas de todo o mundo para apresentações históricas ao redor do lago Genebra. Sun Ra, Djavan, Hermeto Pacoal, Etta James e Miles Davis são apenas alguns dos nomes que tiveram suas performances no festival imortalizadas em álbuns.

Ainda que o line-up do evento tenha se diversificado com o tempo para atrair um público maior, sempre conta com uma curadoria de vanguarda quando o assunto é jazz.

Estados Unidos

E não poderia faltar Nova Orleans, em Lousiana, considerada o berço do gênero musical, a cidade de Nova Orleans.

A cidade abraça influências multiétnicas, marcada pelos povos negros africanos e caribenhos, assim como europeia, francesa e espanhola. Traços dessas culturas aparecem na arquitetura, na gastronomia e, também, na música.

Com uma cena musical que permeia toda a cidade, desde os clubes mais famosos como Spotted Cat e Preservation Hall até os bares mais desconhecidos, a experiência de jazz em Nova Orleans é incomparável.

O trompetista Louis Armstrong é um dos nomes mais famosos com origem na cidade. O jazz nasceu e continuou crescendo na região, que ainda hoje é um dos redutos do gênero. Por isso, é possível encontrá-lo em todo lugar: há brunch, cruzeiro e o clássico tour.

As dicas são do Hurb, plataforma que vende serviços de turismo

Obtenha a cidadania europeia com tecnologia e desconto

Criada para realizar o sonho de conquistar a cidadania europeia, principalmente a italiana, espanhola e portuguesa, a startup Cidadania4u foi desenvolvida para facilitar os processos que buscam o reconhecimento da cidadania.

Com 5 anos de mercado, a Cidadania4u tem mais de 460 especialistas em cidadania que vão trabalhar por você, e nesses anos teve 100% de sucesso.

A Cidadania4u cuida de 100% do seu processo de cidadania de forma transparente.

Clique nesse link e faça sua cidadania com desconto.

NB Branded Content

Comentários

Leave A Comment