A civilização romana deixou marcas na atual Alemanha. Foram acampamentos, incursões para batalhas que deixaram vestígios impressionantes até hoje no Norte dos Alpes alemães.
Conheça quatro cidades da Alemanha com influências romanas:
Trier: poder romano no Mosela
Uma das cidades mais antigas da Alemanha, Trier está associada aos romanos mais do que qualquer outra no país.
Além dos méritos de fundação da cidade, a Porta Nigra, feita de arenito, ainda permanece forte, mesmo depois de 1850 anos.
Como o portão da cidade romana mais bem preservado ao Norte dos Alpes, é a estrela da coleção de monumentos romanos de Trier, a Catedral e a Liebfrauenkirche, Patrimônio Mundial da Unesco. Incluem também a Ponte Romana sobre o Mosela, a ponte mais antiga da Alemanha, a Basílica de Constantino, os restos dos outrora enormes Barbara Baths, os Banhos Imperiais e o anfiteatro com capacidade para até 20 mil espectadores.
O Museu Regional da Renânia oferece uma visão histórica ainda mais profunda e exibe muitos artefatos desse período (e muito mais). A Catedral, o Hauptmarkt e o Kurfürstliches Palais são quase ofuscados por essa presença romana concentrada. Mas rapidamente recuperam a sua relevância ao passear pela encantadora Cidade Velha.
Speyer: romano e românico
Os romanos fundaram Speyer no Reno há cerca de 2 mil anos.
No entanto, quase nada disto pode ser visto na antiga paisagem urbana; edifícios da Idade Média agora dominam. Um exemplo notável é o Altpörtel, um dos mais belos e, com 55 metros, a mais alta torre medieval do país.
Não muito longe fica o micvê mais antigo da Europa Central – um banho ritual do judaísmo.
A Catedral Imperial de Santa Maria, com quatro torres e três naves, é visita imperdível. Não muito longe da maior igreja românica ainda de pé fica o Museu Histórico do Palatinado, onde a exposição “Era Romana” conta a história dos primeiros fundadores da cidade. Uma dica para quem se interessa mais por veículos, ou por filmes IMAX e afins: visite o Technik Museum Speyer. Além de um Antonov An-22 e de um Boeing, a casa-barco da Família Kelly (uma banda pop, folk e rock) também está alojada lá.
TURISMO: 3 viagens de trem para conhecer a Europa
Augsburgo: inundado de água
Qualquer pessoa que escave nesta cidade da Suábia, no Lech, deve esperar encontrar água. E permanece desde a época romana.
Em 2021, foi ali descoberto um achado sensacional, com meia tonelada de moedas, armas e ferramentas. Foi mais uma prova da mais antiga base militar romana na Baviera, fundada pouco antes do nascimento de Cristo, e mais um motivo para reabrir rapidamente o Museu Romano num novo local.
Enquanto isso, Augsburg, antiga cidade imperial medieval, sede da família comercial Fugger (cujo maior assentamento social do mundo celebrou recentemente seu 500º aniversário) e local de nascimento do dramaturgo Bertolt Brecht, também tem muito a oferecer aos fãs de história de outras maneiras.
No entanto, o título de Património Mundial da Unesco não foi atribuído à Cidade Velha de Augsburgo, com a sua Câmara Municipal renascentista e igrejas orgulhosas, mas sim à sua gestão da água: estes incluem quatro sistemas de riachos e canais, bem como 24 outros objetos históricos e colecções do sector do abastecimento de água, incluindo as duas mais antigas instalações de abastecimento de água existentes e as três mais antigas torres de água existentes na Alemanha.
Mainz: líder em estudos de história
A catedral românica, com mais de mil anos, pode ser a peça central da capital da Renânia-Palatinado, mas as suas raízes remontam à época romana.
Posteriormente, Mainz foi fundada na época do nascimento de Cristo, com um acampamento legionário. Embora não tenha tido o mesmo impacto no Império Romano que Colônia, por exemplo, os reis foram coroados aqui e o festival imperial de Barbarossa, provavelmente o festival mais esplêndido da Idade Média, foi realizado aqui.
Além disso, a vida judaica floresceu nessas terras a partir do século XII. Os locais ShUM de Worms, Speyer e, acima de tudo, Mainz foram declarados Patrimônio Mundial da Unesco em 2021. Os palácios aristocráticos na Schillerplatz e as casas em enxaimel na Cidade Velha também são peças de exibição.
Centenas de milhares de fãs do Carnaval lotam as ruas e becos da cidade durante o “Meenzer Fassenacht” (Carnaval de Mainz).
Nasceu em Mainz o inventor da impressão moderna, Johannes Gutenberg e outro residente de Mainz que também alcançou fama mundial graças a uma invenção é Uğur Şahin, da empresa de vacinas de mRNA BioNTech.
Germany Travel
Obtenha a cidadania europeia com tecnologia e desconto
Criada para realizar o sonho de conquistar a cidadania europeia, principalmente a italiana, espanhola e portuguesa, a startup Cidadania4u foi desenvolvida para facilitar os processos que buscam o reconhecimento da cidadania.
Com 5 anos de mercado, a Cidadania4u tem mais de 460 especialistas em cidadania que vão trabalhar por você, e nesses anos teve 100% de sucesso.
A Cidadania4u cuida de 100% do seu processo de cidadania de forma transparente.
Clique nesse link e faça sua cidadania com desconto.
NB Branded Content