Certa oportunidade estava escolhendo um vinho Cabernet Sauvignon do Novo Mundo para acompanhar um prato de carne de gado. Temos muitas opções em Curitiba de vinhos para esta harmonização, mas estava concentrada em vinhos argentinos e chilenos. Fiquei entre duas opções que são estas:

Lapostolle Cuvée Alexander 

Altamente premiados, os Cuvée Alexandre já são verdadeiros clássicos da América do Sul.

Produzidos a partir de vinhas com mais de 60 anos de idade, este Cabernet Sauvignon é concentrado e potente, com muita elegância e o inconfundível toque francês dos vinhos da prestigiosa Lapostolle.

Lapostolle Cuvée Alexander.

É vinho 100% Cabernet Sauvignon, com teor alcoólico de 14,5%.

O terroir é do Chile, no Vale de Apalta, região muito linda.

Um vinho tinto com aromas sedutores de fruta vermelha fresca, cassis e delicadas notas tostadas. Na boca, é concentrado, tem acidez na medida certa para contrapor o saboroso frutado e um toque de taninos sedosos. O final é longo e duradouro.

Viña Lapostolle.

Lapostolle é o mais francês dos produtores chilenos. A vinícola foi fundada em 1994 pelo casal Alexandra Marnier Lapostolle e Cyril de Bournet com o objetivo de elaborar tintos e brancos de grande classe e muita elegância, cuja inspiração são os melhores vinhos europeus.

CONHEÇA: Vinícolas de autor em Casablanca

De imenso prestígio, em poucos anos conseguiu uma verdadeira aclamação da imprensa especializada, estabelecendo-se como um dos mais reputados nomes do Chile. Nas palavras de Robert Parker, “talvez seja a mais brilhante vinícola chilena. Certamente a qualidade dos vinhos é espetacular”.

Lapostolle possui, atualmente, 370 hectares de vinhedos distribuídos em três propriedades e seus vinhos chegam a mais de 60 países do mundo.

D.V. Catena Cabernet Sauvignon

Os famosos DV Catena combinam uvas de dois vinhedos distintos plantados em altitudes diferentes, sempre nos microclimas excepcionais de Mendoza.

Catena Zapata.

O DV Catena Cabernet-Cabernet é produzido com uvas do lote 3 do vinhedo La Pirámide, que traz estrutura e potência, e do lote 2 do vinhedo Domingo, de maior altitude, responsável pela grande elegância e mineralidade deste ótimo tinto. É um vinho delicioso agora, mas que pode durar muitos anos ainda, mostrando um longo e rico final de boca.

Elaborado 100% com uvas Cabernet Sauvignon, com teor alcoólico de 13,5%.

D.V. Catena Cabernet-Cabernet.

É um vinho encorpado e delicioso. Apresenta-se na cor violeta escura com matizes pretos. Tem aroma de ameixa, amoras maduras e couro. Em boca tem sabor amplo, taninos suaves e redondos. É maturado 24 meses em barricas de carvalho francês. Harmoniza com bife ancho, carnes potentes e cordeiro.

Nestas duas opções de Cabernet Sauvignon, não dá para escolher, tem que experimentar ambos.

Catena Zapata.

Sei que a experiência depende do momento e os dois vinhos me trazem ótimas lembranças das degustações nas suas vinícolas. Na Lapostolle, além da degustação, participei de almoço harmonizado com companhias muito agradáveis. Na Catena Zapata, a sala de degustação fica no centro da sala de barris e a pessoa que conduziu a degustação, cantou com uma voz melodiosa música argentina que encheu meus olhos de lágrimas.

Minha indicação é, ao fazer ou ir a um almoço que o prato principal seja a carne de gado, servir os dois vinhos e compartilhar a alegria do momento!

Tim tim!! 

Bete Yang, é Engenheira Civil, formada em 1975 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é enófila desde 1996 quando visitou região vinícola de Stellenbosch na África do Sul. Fez cursos de vinhos em Curitiba, no Vale dos Vinhedos (RS), na Associação Brasileira de Sommeliers/RJ, em Rioja (Espanha) e na Ecole du Vin de Saint-Émilion (França). Desde 2017 é membro do Viniep (Confraria de vinho do IEP- Instituto de Engenharia do Paraná). Visitou mais de 160 vinícolas na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul e Oceania. bete_yang@yahoo.com

Fotos: Bete Yang

 

Comentários

2 Comments

  1. J. Paulo 5 de junho de 2022 at 15:31 - Reply

    Nas indicações de hoje a Bete traz o conhecimento e o feeling de quem visitou as propriedades, além de link com fotos inspiradoras.

  2. Helio Sugai 5 de junho de 2022 at 17:50 - Reply

    Ah!! Cabernet Sauvignon… quantas alegrias, boas lembranças!
    Bela descrição, ótimas dicas!

Leave A Comment