Fundada em 1351, Zurique é hoje um centro financeiro internacional. Maior cidade da Suíça com quase 450 mil habitantes fica no Nordeste do país. Como caminhar seja talvez a melhor maneira de se conhecer uma cidade, aqui estão 10 passeios para fazer em Zurique:
1.Passeio à beira-rio
Do Rio Limmat ao Lago de Zurique pelo canal Schanzengraben.

Este passeio serpenteia pelo centro de Zurique, seguindo três vias navegáveis emblemáticas: do tranquilo canal Schanzengraben ao amplo calçadão do Lago de Zurique e às vibrantes margens do Rio Limmat.
2.Bairro Industrial e de Design de Zurique
Indústria, design, cultura e parques – um passeio pelo distrito criativo e urbano de Zurique.
Um passeio pela cidade que combina água, design (foto da capa), história industrial e vida urbana: do Rio Limmat ao criativo Viadukt e ao vibrante distrito 5.
3.Wiedikon
Um toque multicultural, o Cemitério Sihlfeld, a Idaplatz e lugares belíssimos. Uma caminhada pela cidade através de um dos bairros mais vibrantes de Zurique.
Wiedikon une charmosas áreas residenciais com um toque multicultural, espaços criativos e belos parques. O passeio de 4 km leva você por ruas animadas, parques serenos e locais históricos mostrando Zurique tanto em seu lado urbano quanto em seu lado mais descontraído.
4.Uetliberg
Na montanha que é a casa de Zurique, há a trilha certa para cada nível de condicionamento físico e resistência, mas cercada por floresta e o som dos pássaros cantando.
A 871 metros acima do nível do mar, o Uetliberg se ergue sobre os telhados de Zurique. Do topo, os visitantes são brindados com uma magnífica vista panorâmica da cidade, do lago e dos Alpes.
5.Die Waid
Uma das vistas mais populares – e famosas – de Zurique pode ser apreciada do restaurante Waid, no Käferberg, ponto de partida para muitas trilhas.

Waid é um mirante no Käferberg de Zurique, que fica acima do bairro urbano de Höngg. Quem quiser pode caminhar por uma ou duas horas desde o centro da cidade, passando pelos bairros de Wipkingen e Höngg, até chegar a este popular mirante. No entanto, o percurso pode ser facilmente encurtado de ônibus.
6.Schanzengraben
O Schanzengraben segue ao longo da antiga muralha da cidade, da Estação Central até o lago, bem no centro da cidade, mas ainda assim muito pitoresco.
O Schanzengraben é um passeio idílico à beira-mar, situado cerca de 2 metros abaixo do nível da rua. Ele liga a Estação Central de Zurique ao Lago de Zurique e serpenteia sobre um calçadão e lajes de arenito ao longo do antigo Jardim Botânico, construído em 1837. Ali, bancos e árvores exóticas convidam os visitantes a parar e relaxar. O banho público masculino, Flussbad am Schanzengraben, também está localizado ali. Embora a entrada para o banho seja reservada para homens durante o dia, nas noites de verão ele se transforma no popular bar Rimini, aberto a todos os gêneros.
7.Calçadão à Beira do Lago
Faça um passeio por toda a bacia do lago: o popular calçadão à beira do lago vai de Tiefenbrunnen até o limite da cidade, no lado oposto.
Quando passear se tornou moda em Zurique por volta de 1800, foi criada a bacia inferior do Lago de Zurique, o maior parque público contínuo da época, e Zurique se transformou de uma pequena cidade às margens de um rio em uma grande cidade à beira do lago. O calçadão do lago servia como área de lazer para um grupo diversificado de pessoas – e nada mudou nesse sentido. Patinadores, frequentadores da praia, vendedores de joias e artistas de rua se reúnem ali, criando um cenário vibrante.
8.Calçadão Cassiopeia
Logo após a Rote Fabrik, os entusiastas de caminhadas podem literalmente caminhar sobre a água graças ao convidativo calçadão Cassiopeia.
O calçadão Cassiopeia, com 2,8 metros de largura e 284 metros de comprimento, preenche a lacuna no caminho à beira do lago entre o centro de cultura alternativa, a Rote Fabrik, e o porto de Wollishofen. Pedestres e corredores agora podem seguir um percurso sem interrupções ao longo da pitoresca margem do lago, desde a Bürkliplatz, no centro de Zurique, até a divisa municipal em Wollishofen.
9.Trilha Orelliweg
Se você seguir este caminho entre a estação superior do funicular Rigiblick e o Zoológico de Zurique, terá uma vista incrível da cidade.

Muito popular entre os moradores locais: a Orelliweg oferece aos caminhantes vistas maravilhosas da cidade e do lago. O funicular Rigiblick leva você até o teatro/bar de mesmo nome, bem como ao mirante Rigiblick, em apenas alguns minutos. E, como o nome sugere, em dias claros e ensolarados, a vista se estende pelo Lago de Zurique até as montanhas suíças ao longe.
10.Ilha Werd
Esta caminhada clássica da Estação Central de Zurique até a verdejante Ilha Werd é particularmente popular nos fins de semana.
Esta caminhada da Estação Central de Zurique até o oásis verde da Ilha de Werd é um clássico absoluto e particularmente popular aos fins de semana.
O percurso começa em ambiente urbano, na Estação Central de Zurique. Já em frente à estação, porém, surge o primeiro sinal de tranquilidade e verde – o pitoresco Parque Platzspitz, atrás do Museu Nacional. Aqui, o Rio Limmat aparece pela primeira vez.
Depois do parque, o caminho vira à direita, atravessando a ponte em direção ao centro cultural Dynamo. Popular para concertos e festas à noite, o Dynamo, com seu bar e restaurante, é um ótimo lugar para relaxar durante o dia. Se continuar caminhando, durante o verão encontrará o Oberer Letten Lido, além de vários outros restaurantes (Gump, Stazione Paradiso, Panama, Park Platz). O Tanzhaus, com seu charmoso Café Nude, fica logo em seguida. O percurso agora segue ao longo do Unterer Letten Lido e do rio, até que, após cerca de uma hora, você chega à idílica Ilha Werd. Este é o lugar perfeito para uma pausa em meio à natureza. Seja um piquenique, um mergulho refrescante no rio ou a leitura de um livro à sombra de um carvalho, este passeio mostra Zurique em seu melhor.
Com apoio Zürich Tourism, com fotos






