A Argiano, vinícola em Montalcino, na Itália, é uma propriedade que impressiona pela beleza!

A construção desta vinícola deu-se entre 1580 e 1598 no topo de uma colina, deixando o núcleo original do castelo. Ao longo dos séculos a propriedade mudou de mãos entre várias famílias nobres, até ficar sob a gestão esclarecida de Donna Ersilia Caetani Lovatelli no século XIX que conseguiu dar a conhecer e divulgar os produtos de Argiano nos melhores salões culturais da época. O poeta Carducci (1835-1907) disse num verso: “Em que dureza me acalmo com o vinho Argiano, que é muito bom”.

Argiano conquistou a medalha de ouro na Feira Alimentar de Bruxelas em 1932 pela produção de finos vinhos de mesa e de sobremesa e, em 1935, esteve presente no Mercado de Exposição de Vinhos Típicos da Itália. Em 1967, a Argiano fez história na Brunello di Montalcino ao participar como empresa fundadora no nascimento desse consórcio. Em 1992 a propriedade passou de Caetani Lovatelli para a Condessa Noemi Marone Cinzano que introduziu importantes inovações na gestão da vinícola e foi responsável pelo relançamento do nome Argiano. Com a condessa vem o enólogo de renome mundial Giacomo Tachis quando fizeram uma parceria extraordinária que levou ao nascimento de Solengo, o grande supertoscano de Montalcino.

Isto traz-nos aos dias de hoje, com a mudança de propriedade em 2013 e a liderança da empresa nas mãos de Bernardino Sani, que desde 2015 também assina os vinhos. Há 4 anos a empresa não utiliza mais plásticos.

Adega.

Desde 2013, a Argiano, que tem mais de 400 anos de história, está nas mãos de um grupo de investidores brasileiros.

Visitamos a propriedade e ficamos maravilhados com os vinhos da adega particular do proprietário que contém os melhores rótulos de vinhos do mundo.

A degustação foi privada e seguiu o seguinte cardápio:

Foi difícil decidir qual o melhor vinho desta degustação pois todos são deliciosos.

Tinto Argiano Rosso di Montalcino DOC 2021

Jovem e vibrante, o Rosso destaca-se pela versatilidade gastronômica.

É elaborado 100% com uvas Sangiovese. O teor alcoólico é de 14,5%.

Apresenta cor vermelho rubi vivo. Os aromas são de cereja.

Em boca é fresco, com taninos delicados e com grande persistência.

A equipe envolvida neste vinho é:  Bernardino Sani, CEO e enólogo; Francesco Monari, agrônomo e COO; Roberto Caporossi, enólogo interno, e Margherita Mascagni, gerente de Exportação.

Tinto Argiano Rosso di Montalcino DOC 2020

É um vinho elaborado 100% com uvas Sangiovese. O teor alcoólico é de 14,3%,

O aroma é de frutas negras e vermelhas maduras como cassis e cereja, algo de fruta seca, nuanças florais de violeta, menta, sutis notas terrosas, madeira e ervas frescas.

Em boca é bem estruturado, concentrado, encorpado, com taninos macios e acidez refrescante. O final de boca é frutado, mineral e persistente.

Perfeito com os típicos pratos da cozinha italiana, como massas com molhos vermelhos e a base de carne, massas e risoto com funghi, pizzas, carnes vermelhas grelhadas, aves de carne escura, embutidos, queijos maduros.

Tinto Argiano Brunello di Montalcio DOCG 2017

Vinho elaborado 100% com uvas Sangiovese. O teor alcoólico é de 13,5%,

O aroma é intenso e puro, lembrando frutas vermelhas cítricas, cereja, couro, tabaco, nuanças florais de violeta, um tom defumado e sutis notas minerais e terrosas.

Em boca é estruturado, com médio corpo, equilibrado, com taninos firmes, mas finos e acidez vibrante. Final de boca puro, frutado, mineral e persistente.

Harmoniza com massas com molhos intensos e a base de carnes, massas e risoto com funghi ou trufa, carnes vermelhas, carnes de caça, embutidos e queijos maduros.

Tinto Argiano Brunello di Montalcino Riserva DOCG 2012

Desde 1888, as melhores uvas Sangiovese da propriedade da Argiano são destinadas à produção do Brunello di Montalcino, um dos vinhos tintos mais conhecidos no mundo.

O Brunello Riserva é produzido apenas em safras excepcionais e com os melhores lotes.

A safra de 2012 atingiu os níveis de exigência da Argiano e deu origem a apenas 3,5 mil garrafas que revelam uma sinfonia de aromas e sabores complexos, com potência e muito elegância.

Este vinho tem cor vermelho rubi e o teor alcoólico é de 13,5%.

Recebeu pontuação 94 pontos de Robert Parker, 93 pontos no Wine Enthusiast e 95 pontos no Wine Espectator.

O aroma é complexo, opulento e frutado, lembrando frutas escuras maduras como cerejas e ameixas, geleia de framboesa, com toques balsâmicos e mentolados, couro, tabaco, especiarias, ervas, notas minerais ferrosas e terrosas.

Em boca é estruturado, encorpado, denso, mas equilibrado, com taninos abundantes, finos e acidez vibrante. O final de boca é frutado, mineral e persistente.

Harmoniza com massas com molhos a base de carnes, risotos de funghi ou trufa, carne vermelha, carne de caça, embutidos e queijos maduros.

Tinto Argiano Solengo IGT 2020

É um supertoscano elaborado com 50% uvas Cabernet Sauvignon, 25% Petit Verdot, 20% Merlot e 5% Sangiovese. O teor alcoólico é de 14,5%.

É o fruto da criação do saudoso enólogo de fama mundial Giacomo Tachis e segue sendo produzido com competência pela equipe da Argiano.

Tem aroma de geleia, pimenta e toques de tabaco.

Em boca é um saboroso vinho, com taninos equilibrados, boa estrutura, persistente e elegante.

Harmoniza com massas de molhos intensos, carnes vermelhas, risotos de funghi, trufas e queijos maduros.

Foi uma deliciosa degustação conduzida por esta profissional japonesa falando fluente italiano.

Tim tim!!!

Bete Yang, é Engenheira Civil, formada em 1975 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é enófila desde 1996 quando visitou região vinícola de Stellenbosch na África do Sul. Fez cursos de vinhos em Curitiba, no Vale dos Vinhedos (RS), na Associação Brasileira de Sommeliers/RJ, em Rioja (Espanha) e na Ecole du Vin de Saint-Émilion (França). Desde 2017 é membro do Viniep (Confraria de vinho do IEP- Instituto de Engenharia do Paraná). Visitou mais de 196 (cento e noventa e seis) vinícolas na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul e Oceania. bete_yang@yahoo.com

Fotos: Bete Yang

Comentários

One Comment

  1. Helio Sugai 21 de outubro de 2023 at 06:07 - Reply

    Mais uma bela aula de história… e belas descrições, como de hábito.
    Parabéns!

Leave A Comment