As viagens nacionais e internacionais exigem muitos cuidados, seja em relação ao itinerário ou outros pormenores que envolvem os objetos levados na viagem. Em alguns casos numa viagem, podem surgir imprevistos e distrações onde o turista acaba virando vítima de roubo.

Para não entregar-se ao desespero, é essencial considerar quais providências tomar em caso de roubo na viagem.

Viagem nacional

O turista que teve algum pertence roubado, deve, imediatamente, tomar as seguintes ações de acordo com os objetos desaparecidos:

Dinheiro: esse caso é o mais difícil de recuperar, devido à dificuldade de rastrear o dinheiro furtado, tornando-se quase impossível identificar o autor do furto, exceto se for possível recorrer às câmeras de segurança, por exemplo.

Tendo em vista esse contratempo, o dinheiro não deve ficar exposto, muito menos deixar uma grande importância armazenada em um único local. O recomendado, então, é que o turista deixe quantias espalhadas em diversos cantos, divididas em quantidades diferentes. Isso evita que o dinheiro seja furtado todo de uma só vez, além de diminuir as chances de roubo devido ao armazenamento cuidadoso desse dinheiro.

TURISMO: Conheça Curitiba fazendo a Linha Turismo

Cartões: esses itens possuem senhas de segurança, então, caso o meliante tenha roubado apenas o cartão, isso não será um grande problema de se resolver. Mesmo assim, para evitar prejuízos de clonagem de cartão, o turista deve ligar para o banco e solicitar o cancelamento com urgência, explicando toda a situação do roubo.

Celular: é normal as pessoas desenvolverem um apego afetivo com os celulares, em razão de usarem esse aparelho o tempo todo, Nele estão os contatos próximos, fotos de momentos importantes e contatos pessoais, além de outras informações privadas.

Apesar de muito difícil, o ideal é desapegar nesse momento e racionalizar a situação, para que o turista possa ligar à operadora do celular, com o intuito de bloquear as linhas de contato. Alguns celulares possuem aplicativos de segurança, que podem ser facilmente acionados pelas vítimas, e caso tudo dê certo, é possível, até mesmo, recuperar o celular que havia sido furtado.

A Febraban tem dicas caso seu celular seja furtado. Veja aqui.

Boletim de ocorrência: essa iniciativa é recomendada como primeiro passo a seguir em casos de itens roubados. A vítima deve dirigir-se para a delegacia e relatar toda a situação para que as autoridades policiais façam o registro no boletim de ocorrência.

Essa medida protege a vítima de quaisquer ações de fraudes que os criminosos tentem executar, de forma a garantir proteção adequada e apoio jurídico em caso de recuperação dos objetos que foram furtados.

Viagem internacional

Quando o turista é roubado durante uma viagem internacional, provavelmente, estar em outro país torna a situação um pouco mais complicada. Entretanto, algumas medidas podem garantir que a viagem não torne-se um completo transtorno.

Primeiramente, o turista deve ir para uma delegacia e realizar o procedimento semelhante quando se está em território nacional: relatar para as autoridades locais acerca dos itens roubados e a situação toda para que seja registrada uma ocorrência sobre o roubo.

As ações no caso do roubo dos cartões de crédito, celulares e dinheiro são as mesmas da viagem nacional, devendo ser seguidas da mesma forma. É imprescindível avisar aos órgãos responsáveis, solicitar os bloqueios necessários e entrar em contato com os parentes e a família por outros canais, seja pelo computador, por alguma rede social ou utilizando o celular de algum amigo próximo que esteja acompanhando na viagem.

Em seguida, é recomendado que o turista vítima do roubo dirija-se à embaixada brasileira, para, em caso de ter tido o passaporte furtado, solicitar outro documento ou a Autorização de Retorno ao Brasil (ARB). Caso o turista esteja no continente europeu, onde os países são mais próximos, não será possível viajar para outro país sem estar com o passaporte, portanto, o ideal é que um novo seja solicitado.

 

Comentários

Leave A Comment