Linguagem e fotos: Daniella Féder
Apoio: Ministério do Turismo do Uruguai

No Uruguai, ninguém quer saber de chá da tarde. Em contrapartida, a tradição é o vinho – e a qualquer hora do dia. Diz o ditado que o doutor recomenda uma taça de vinho ao dia. Para cuidar do coração, sabe? Se a ciência concorda, não sei, mas vamos supor que sim. Retornei desta viagem honrando os vinhos uruguaios.

A capital do país tem 1,5 milhão de habitantes e é muito mais organizada que Curitiba. Sem intenção de depreciar minha cidade natal, falo com carinho sobre Montevidéu. A verdade é que nutro um amor pelo Uruguai, tema desta reportagem especial. A Now Boarding foi convidada pelo Ministério do Turismo do Uruguai a explorar o país e degustar seus vinhos.

O país tem população de 3,4 milhões e recebe, anualmente, 4 milhões de turistas. O fluxo turístico se traduz numa estrutura receptiva. Nas cidades uruguaias, é tudo muito bem cuidado. Gramados jardinados e árvores bem crescidas manifestam um diálogo amigável da natureza com a bonita urbanização. É comum no Uruguai as casas não possuírem portões, pois não necessitam desta segurança extra. Que tranquilidade, né?

Montevidéu

Nos seus primórdios, Montevidéu era uma vilazinha habitada por 26 famílias. Compreendia a pequena área onde hoje se visita sob o nome de Ciudad Vieja (cidade velha). Linda de se admirar! Naquela época, a água potável vinha de fora e era vendida de porta em porta pelo profissional conhecido como aguatero.

Sempre recomendo contratar um city tour na primeira manhã que você passar na cidade (a dica vale para todas as cidades turísticas do mundo). É a maneira mais ampla de ter um panorama geral. Os extras e locais específicos que queira visitar, ficam para o restante do tempo. Em Montevidéu, eu acrescento ao city tour um caminatur pela Ciudad Vieja. Ou seja, um passeio a pé, com guia, pela região histórica.

É muito gostoso. Entre todos os pontos turísticos que não me canso de visitar, o caminatur passa pelo emblemático Teatro Solis, fundado em 1856; Mercado do Porto (1885), que é excelente para almoçar e comer a parrillada, tradicional churrasco uruguaio; museus e a Puerta de la Ciudadela, o monumento que marca a transição da cidade antiga para os novos tempos.

TURISMO: 5 lugares para ver estrelas no Uruguai

Preciso abrir um parágrafo para indicar duas livrarias. Não sei se todos os leitores são fluentes em espanhol. Olha, eu não sou. Mas quando o livro é incrível, a gente dá um jeito. Escaramuza Livros y Café e Más Puro Verso são duas livrarias incomparáveis. A seleção de títulos de cada uma é única e as duas têm cafeteria, mais uma desculpa para seguir a dica.

Onde comer

Fiquei hospedada no Hotel Four Points, que já denota o início de uma viagem suntuosa. A lista de restaurantes a seguir, você tira xerox e guarda com amor, porque a gastronomia que vou te apresentar é de comer re-zan-do.

Restaurante Garcia: o melhor lugar para comer carnes no Uruguai
Jacinto: peça qualquer coisa do cardápio, nem precisa escolher. Sério!
Bruta: mire na lasanha como prato principal e petit gâteau de avelãs para sobremesa
Mercado Ferrando: praça gastronômica com vários restaurantes, todos excelentes
Tribu: restaurante e espaço cultural que costura a arte com a vida cotidiana numa gastronomia fina.

Prato saudável

A 30 minutos de Montevidéu, no município de San Luis, fica a chácara agroecológica Ibirá-Pitá. A chef Laura Rosano comanda a propriedade e utiliza frutos nativos uruguaios e plancs (plantas alimentícias não-convencionais) nas receitas. Assim como no Brasil, os frutos nativos não são amplamente conhecidos pelos uruguaios, e é esta cultura que Laura, gentilmente, pretende mudar.

Você vai conhecer de pertinho a gastronomia orgânica e carinhosa da Laura num passeio pela Ibirá-Pitá. Almoços aos fins de semana para grupos, mediante reserva antecipada. Ela e sua sócia fazem também cervejas artesanais. Duas mulheres à frente de uma cervejaria é uma revolução no meio cervejeiro, que mundialmente ainda é associado aos homens.

Vinhos

A uva queridinha dos vinhos uruguaios é a Tannat, com bastante presença de taninos, que tem sua origem na França. Curiosidade: dizem os médicos que a uva Tannat é rica em resveratrol, substância com poder antioxidante e que também combate o colesterol. Lembra-se daquela taça de vinho diária? Se ela for preenchida com vinho Tannat, você ainda perde umas ruguinhas.

Pizzorno Family Estates
O Uruguai tem 190 vinícolas e apenas 15% produzem vinhos finos. Uma delas é a Pizzorno Family Estates, de 1910. Faz degustação dos vinhos e abriu recentemente uma pousada pequena e intimista. São apenas 4 quartos, todos com vista para os vinhedos. Ali, a hospedagem harmoniza com uma proposta romântica. Fica a 40 minutos de Montevidéu.

Estabelecimento Juanicó
Se a Pizzorno traz uma proposta intimista, aqui é algo maior. O restaurante propõe uma degustação menos reservada, mas com refeição completa. Visite ambas e perceba as diferenças entre uma produtora de vinhos pequena e outra muito mais expressiva. Qual experiência é mais do seu gosto?

Colonia del Sacramento

​A primeira e mais charmosa cidade do Uruguai. São 27 mil habitantes e 300 quarteirões de extensão. Foi fundada em 1680 por portugueses em pleno território espanhol. O que aconteceu: a Espanha possuía este território e os portugueses o ocuparam sem avisar a ninguém. Quando os espanhóis descobriram a invasão, no mesmo ano, os portugueses já não queriam mais sair da região. Ninguém queria largar o seu brinquedo e iniciou-se uma guerra que durou 97 anos. Não tinham aprendido a dividir.

Calce tênis e saia para um passeio a pé pela parte antiga de Colonia del Sacramento. Caminhe pela Calle de los Suspiros. Esta rua com cheiro de história preserva as construções originais nas casas feitas de barro e cal, quando não havia alvenaria. Repare nas suas telhas desiguais pelo feitio artesanal e no calçamento de pedras.

A gastronomia de luxo daqui é o restaurante Las Liebres. Tem horta orgânica e tudo é preparado no forno de mármore feito pelo Francis Mallmann. O restaurante é lindíssimo e tem uma vista deslumbrante. Estão inaugurando uma pousada. Visitei os quartos e olha… aconchegantes e com ar de fazenda. Um lúdico contraponto ao moderno hotel Dazzler (de onde eu não queria ir embora nunca, que quartos confortáveis!)

Pit stop: queijos

​Vou partir para um novo destino de enoturismo no Uruguai. Mas antes, uma paradinha no caminho para comprar queijos em Colônia Valdense. Já que os dias que seguem são de degustações de vinho. Um município interiorano de empreendimentos familiares. É o melhor município para conhecer e provar queijos uruguaios. As fábricas de queijo não recebem visitas na linha de produção, mas todas têm lojas. Comprar diretamente nas fábricas é bem mais barato que nos mercados – a diferença chega a 50%.

Quesos La Granja é um desses empreendimentos familiares desde seu início, há 30 anos. São 9 variedades de queijos. Estive numa degustação, oferecida por algumas das mulheres da família. Guiada por elas, provei o colônia, gruyère, dambo e parmesão – este último, combina perfeitamente com mel, que delícia!​

Vinhos em novo destino: Carmelo

Minha dica para imergir de corpo e alma na experiência do enoturismo do país e voltar para casa entendendo tudo de vinho é passar uns dias na pacata Carmelo, cidade rural produtora de vinhos e queijos. Um polo enogastronômico. Garanto que os seus dias em Carmelo ficarão mais gostosos se estiver na companhia de quem te dá borboletas na barriga.

A cidade é quase sem atrativos urbanos. Que bom. Deixe as distrações de fora, porque é hora de focar na hospedagem de luxo e nos vinhos. Uma das características de Carmelo é que as degustações são feitas com calma e sem pressa. Isso pode parecer impossível se você vive em cidade grande, mas confie em mim: pode respirar.

Como visitar a comedida área urbana faz parte de conhecer o município, indico um lugarzinho todo especial. No El Bodegón, você vai almoçar ou tomar coquetéis à noite. Também servem vinhos da região acompanhados das tapas e têm um cardápio de alta coquetelaria.

Passeio de bicicleta

A primeira parada é o check-in no Carmelo Resort & Spa. Meu bem, este é um hotel Hyatt. São 44 hectares (incluindo vinhedos, é claro) e 44 quartos. O hotel fica imerso numa fazenda de pinus e eucaliptos e tem uma praia privativa banhada pelo Rio de La Plata, com águas bem limpas. A natureza dá o toque de privacidade, ao que a arquitetura completa a paisagem com um luxo temperado com ar de fazenda. A estadia mínima dos brasileiros é geralmente de 3 noites.

Outro jornalista que estava no meu grupo desta viagem, especializado em turismo de luxo, comentou sobre o Hyatt: “Este é o resort na medida certa para mim”. Várias das vinícolas que visitei em Carmelo oferecem hospedagem e todas que incluí nesta reportagem são extremamente charmosas. Escolha a de sua preferência. Quanto a mim, prevejo que logo retornarei ao Uruguai para ter pelo menos um pernoite em cada uma delas. Pode escrever.

Em Carmelo, há um passeio de bicicleta que passa por 3 bodega vizinhas. São a Campotinto, Cordano e El Legado. O passeio é de 2,5 km, sem guia e fácil de se guiar pelos mapas. Caso necessário, faça uso da mais antiga ferramenta de navegação: pedir informações. Destas 3 bodegas pelas quais passa o tour de bike, visitei Campotinto e Cordano – no restante do tempo, fui explorar outras bodegas.

Acompanhe meu roteiro:

Campotinto

Vinícola, pousada e restaurante. Era uma casa de campo de meados de 1800. Para receber os hóspedes, preserva a atmosfera de antigamente em 2 quartos no interior da casa e acabou de inaugurar habitaciones mais modernas do lado de fora. São 12 quartos e 1 deles é acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

A bodega Campotinto produz 25 mil litros por ano. A sala de degustação fica a 500 metros da propriedade, numa casa (também de época) restaurada especificamente para proporcionar experiências particulares com o vinho. Eles fazem o piquenique gourmet no gramado dos vinhedos, olha que legal! Sai US$ 80 por casal, com 1 garrafa de vinho e as comidinhas inclusas.

Bodega Família Irurtia

Dei sorte de atravessar o suntuoso portão de ferro com o brasão da família sob o sol das 11 horas. Isto porque fui recebida com vinho branco bem gelado para fazer o tour pela propriedade. Fica mais gostoso conhecer um vinhedo com uma taça cheia na mão. A Irurtia existe desde 1913 e é uma das vinícolas mais tradicionais do Uruguai. Um empreendimento familiar, como quase tudo em Carmelo.

No roteiro de enoturismo, as vinícolas te guiam pelo processo de produção do vinho. Aprendendo sobre tudo, a degustação de cada taça de vinho adquire um sabor especial. Inclusive aquele vinho branco que caiu como uma brisa refrescante no verão. Antes de ir embora, compre 2 garrafas do Km 0 Gran Reserva Viognier, uma para você e outra para mim.

Narbona Wine Lodge

A família Narbona foi a primeira proprietária daquelas terras, desde 1909, por isto o nome é mantido. Onde fica o restaurante, era um armazém. É lindo durante o almoço e romântico para o jantar. A gastronomia é de primeira qualidade, veja só: foi eleito pelo motorista que me acompanhava como o segundo melhor entrecot (ojo de bife) do Uruguai, perdendo apenas para o restaurante Garcia de Montevidéu.

Narbona é produtora de queijos e vinhos. Fabrica mais de 100 mil litros de vinho por ano e exporta a mais de 30 países. Não deixe de provar o melhor doce de leite da sua vida, que é feito lá. A pousada fica onde era a casa da família original e mantém o charme da época. São apenas 5 quartos com um ar campestre, formidável para quem busca tranquilidade.

Os hóspedes têm inclusa na tarifa, além do café da manhã, uma degustação dos queijos e vinhos da casa. Se não houver disponibilidade para se hospedar, ao menos fique para uma refeição. Se só o doce de leite vale a visita, imagine o conjunto completo!

Almacém de la Capilla e Bodega Cordano

Em 1855, uma família de viticultores italianos fundou o armazém. Servia para comercializar mercadorias e reunir amigos, propósito que ainda é mantido. O nome Almacén de la Capilla é homenagem à capela (capilla) que fica bem ali em frente, uma linda igrejinha amarela. Aproveite para comprar um licor de Tannat.

Bodega Cordano é a vinícola da propriedade, que produz 80 mil litros por ano e os vinhos 5ta Generación – o nome é porque o negócio já está nas mãos da quinta geração da família. A degustação de queijos e vinhos tem vista para o vasto vinhedo. Lembra-se de que quase todas as bodegas que visitei têm hospedagem? Esta tem somente um chalé, de frente para os vinhedos. É uma casinha lúdica e isolada cuja diária gira em torno dos US$ 200.

Publicado na Now Boarding – maio/2019

Uruguay 5 stars

Daniella Bittencourt Féder

IN URUGUAY, NO ONE WANTS TO KNOW ABOUT AFTERNOON TEA. On the other hand, the tradition is wine – and at any time of day. The saying goes that the doctor recommends a glass of wine a day. To take care of the heart, you know? Whether science agrees, I don’t know, but let’s assume it does. I returned from this trip honoring Uruguayan wines.

The country’s capital has 1.5 million inhabitants and is much more organized than Curitiba. With no intention of belittling my hometown, I speak fondly about Montevideo. The truth is that I have a love for Uruguay, the subject of this special report. Now Boarding was invited by the Ministry of Tourism of Uruguay to explore the country and taste its wines.

The country has a population of 3.4 million and receives 4 million tourists annually. The tourist flow translates into a receptive structure. In Uruguayan cities, everything is very well taken care of. Garden lawns and well-grown trees express a friendly dialogue between nature and the beautiful urbanization. It is common in Uruguay for houses not to have gates, as they do not need this extra security. What tranquility, right?

Montevideo

In its beginnings, Montevideo was a small village inhabited by 26 families. It comprised the small area that is now visited under the name of Ciudad Vieja (old town). Beautiful to behold! At that time, drinking water came from abroad and was sold door-to-door by a professional known as aguatero.

I always recommend hiring a city tour on the first morning you spend in the city (the tip applies to all tourist cities in the world). It’s the broadest way to get the big picture. The extras and specific places you want to visit are for the rest of the time. In Montevideo, I add a caminatur to Ciudad Vieja to the city tour. In other words, a guided walking tour through the historic region.

It’s very tasty. Among all the sights that I never tire of visiting, the caminatur passes by the emblematic Teatro Solis, founded in 1856; Mercado do Porto (1885), which is excellent for lunch and parrillada, a traditional Uruguayan barbecue; museums and the Puerta de la Ciudadela, the monument that marks the transition from the old city to the new times.

I need to open a paragraph to indicate two bookstores. I don’t know if all readers are fluent in Spanish. Look, I’m not. But when the book is amazing, we find a way. Escaramuza Livros y Café and Más Puro Verso are two incomparable bookstores. The selection of titles for each is unique and both have cafeteria, yet another excuse to follow the tip.

Where to eat

I stayed at the Four Points Hotel, which already marks the beginning of a sumptuous trip. The list of restaurants below, you can photocopy it with love, because the cuisine I’m going to introduce you to is eating re-zan-do.

Restaurante Garcia: the best place to eat meat in Uruguay

Jacinto: order anything from the menu, you don’t even need to choose. Serious!

Bruta: aim for lasagna as a main course and hazelnut petit gâteau for dessert

Ferrando Market: gastronomic square with several restaurants, all excellent

Tribu: restaurant and cultural space that blends art with everyday life in fine cuisine.

Healthy dish

30 minutes from Montevideo, in the municipality of San Luis, is the Ibirá-Pitá agroecological farm. Chef Laura Rosano runs the property and uses native Uruguayan fruits and plancs (non-conventional food plants) in the recipes. As in Brazil, native fruits are not widely known by Uruguayans, and it is this culture that Laura kindly intends to change.

You will get to know Laura’s organic and affectionate cuisine up close on a tour of Ibirá-Pitá. Weekend lunches for groups, by advance reservation. She and her partner also make craft beers. Two women at the head of a brewery is a revolution in the brewery, which is still associated with men worldwide.

Wines

The favorite grape of Uruguayan wines is Tannat, with a lot of tannins, which has its origins in France. Curiosity: doctors say that the Tannat grape is rich in resveratrol, a substance with antioxidant power that also fights cholesterol. Remember that daily glass of wine? If it’s filled with Tannat wine, you’ll still lose a few wrinkles.

Pizzorno Family States

Uruguay has 190 wineries and only 15% produce fine wines. One of them is Pizzorno Family Estates, from 1910. It does wine tasting and has recently opened a small, intimate inn. There are only 4 rooms, all overlooking the vineyards. There, the accommodation harmonizes with a romantic proposal. It is 40 minutes from Montevideo.

Establishment Juanicó

If Pizzorno brings an intimate proposal, here it is something bigger. The restaurant offers a less reserved tasting, but with a full meal. Visit both and see the differences between a small wine producer and a much more expressive one. Which experience is most to your liking?

Colonia del Sacramento

The first and most charming city in Uruguay. There are 27 thousand inhabitants and 300 blocks in length. It was founded in 1680 by the Portuguese in Spanish territory. What happened: Spain owned this territory and the Portuguese occupied it without telling anyone. When the Spanish discovered the invasion in the same year, the Portuguese no longer wanted to leave the region. Nobody wanted to put down their toy and a 97-year war broke out. They hadn’t learned to share.

Put on sneakers and go for a walking tour of Colonia del Sacramento’s old town. Walk along Calle de los Suspiros. This street with the smell of history preserves the original buildings in the houses made of clay and lime, when there was no masonry. Note its uneven tiles due to the artisanal design and the paving stones.

The luxury cuisine here is the Las Liebres restaurant. It has an organic garden and everything is prepared in a marble oven made by Francis Mallmann. The restaurant is beautiful and has a breathtaking view. They are opening an inn. I visited the rooms and look… cozy and farm-like. A playful counterpoint to the modern Dazzler hotel (where I never wanted to leave, what comfortable rooms!)

Pit stop: cheeses

I’m leaving for a new wine tourism destination in Uruguay. But first, a stop on the way to buy cheese in Colônia Valdense. Since the days that follow are wine tastings. A small town of family businesses. It is the best city to discover and taste Uruguayan cheeses. Cheese factories do not receive visitors on the production line, but they all have stores. Buying directly from the factories is much cheaper than in the markets – the difference reaches 50%.

Quesos La Granja has been one of these family businesses since its inception 30 years ago. There are 9 varieties of cheese. I went to a tasting, offered by some of the women in the family. Guided by them, I tasted cologne, gruyère, dambo and parmesan – the latter combines perfectly with honey, what a delight!

Wines in a new destination: Carmelo

My tip to immerse body and soul in the experience of wine tourism in the country and return home understanding everything about wine is to spend a few days in quiet Carmelo, a rural town that produces wines and cheeses. An enogastronomic pole. I guarantee that your days in Carmelo will be more pleasant if you are in the company of someone who gives you butterflies in your belly.

The city is almost without urban attractions. That’s good. Leave distractions out, because it’s time to focus on luxury lodging and wine. One of Carmelo’s characteristics is that the tastings are calm and unhurried. This may seem impossible if you live in a big city, but trust me: you can breathe.

As visiting the moderate urban area is part of getting to know the city, I suggest a very special place. At El Bodegón, you’ll have lunch or cocktails in the evening. They also serve local wines accompanied by tapas and have a haute cocktail menu. 

The first stop is check-in at Carmelo Resort & Spa. Honey, this is a Hyatt hotel. There are 44 hectares (including vineyards, of course) and 44 rooms. The hotel is immersed in a pine and eucalyptus farm and has a private beach bathed by the Rio de La Plata, with very clean waters. Nature gives the touch of privacy, and the architecture completes the landscape with luxury seasoned with a farm air. The minimum stay for Brazilians is usually 3 nights. 

Another journalist who was in my group for this trip, specializing in luxury tourism, commented on the Hyatt: “This is the right resort for me”. Several of the wineries I visited in Carmelo offer accommodation and all that I have included in this report are extremely charming. Choose the one you prefer. As for me, I predict that I will soon return to Uruguay to have at least one night stay in each of them. Can write.

In Carmelo, there is a bicycle tour that passes through 3 neighboring wineries. They are Campotinto, Cordano and El Legado. The tour is 2.5 km long, without a guide and easy to be guided by maps. If necessary, make use of the oldest navigation tool: ask for information. Of these 3 wineries that the bike tour goes through, I visited Campotinto and Cordano – the rest of the time, I went to explore other wineries. Follow my script:

Campotinto

Winery, inn and restaurant. It was a country house from the mid 1800s. To receive guests, it preserves the atmosphere of yesteryear in 2 rooms inside the house and has just opened more modern rooms on the outside. There are 12 rooms and 1 of them is accessible for people with reduced mobility.

Campotinto winery produces 25,000 liters per year. The tasting room is 500 meters from the property, in a house (also from that period) specifically restored to provide private experiences with wine. They have a gourmet picnic on the lawn of the vineyards, look how cool! $80 per couple, with 1 bottle of wine and food included. 

Bodega family Irurtia

I was lucky to walk through the sumptuous iron gate with the family crest in the 11 o’clock sun. This is because I was greeted with ice-cold white wine to tour the property. It’s nicer to visit a vineyard with a full glass in your hand. Irurtia exists since 1913 and is one of the most traditional wineries in Uruguay. A family business, like almost everything else in Carmelo.

In the wine tourism itinerary, the wineries guide you through the wine production process. Learning about everything, tasting each glass of wine acquires a special flavor. Even that white wine that fell like a refreshing breeze in summer. Before leaving, buy 2 bottles of Km 0 Gran Reserva Viognier, one for you and one for me. 

Narbona wine lodge

The Narbona family was the first owner of those lands, since 1909, that’s why the name is kept. Where the restaurant is, it was a warehouse. It’s beautiful for lunch and romantic for dinner. The cuisine is top notch, see: it was chosen by the driver who accompanied me as the second best entrecot (steak ojo) in Uruguay, second only to the Garcia restaurant in Montevideo.

Narbona is a producer of cheeses and wines. It manufactures over 100,000 liters of wine per year and exports to over 30 countries. Be sure to try the best dulce de leche of your life, which is made there. The inn is located in the original family home and retains the charm of the time. There are only 5 rooms with a country atmosphere, great for those looking for tranquility. Guests have included in the rate, in addition to breakfast, a tasting of the house’s cheeses and wines. If there is no availability to stay, at least stay for a meal. If only the dulce de leche is worth the visit, imagine the complete set! 

Almacén de la Capilla and Bodega Cordano

In 1855, a family of Italian winemakers founded the warehouse. It served to trade goods and gather friends, a purpose that is still maintained. The name Almacén de la Capilla is a tribute to the chapel (capilla) that is right in front of it, a beautiful little yellow church. Take the opportunity to buy a Tannat liqueur.

Bodega Cordano is the property’s winery, which produces 80,000 liters a year and 5ta Generación wines – the name is because the business is already in the hands of the fifth generation of the family. Cheese and wine tasting overlooks the vast vineyard. Do you remember that almost every winery I visited has accommodation? This one has only one cottage, facing the vineyards. It is a playful and isolated house with a daily rate of around US$ 200. 

Support: Ministry of Tourism of Uruguay

Uruguay 5 estrellas

Daniella Bittencourt Féder

EN URUGUAY, NADIE QUIERE SABER SOBRE EL TÉ DE LA TARDE. Por otro lado, la tradición es el vino, y en cualquier momento del día. Dice el refrán que el médico recomienda una copa de vino al día. Para cuidar el corazón, ¿sabes? Si la ciencia está de acuerdo, no lo sé, pero supongamos que sí. Regresé de este viaje honrando los vinos uruguayos.

La capital del país tiene 1,5 millones de habitantes y está mucho más organizada que Curitiba. Sin ánimo de menospreciar mi ciudad natal, hablo con cariño de Montevideo. La verdad es que tengo un amor por Uruguay, tema de este informe especial. Now Boarding fue invitado por el Ministerio de Turismo de Uruguay para explorar el país y degustar sus vinos.

El país tiene una población de 3,4 millones y recibe 4 millones de turistas al año. El flujo turístico se traduce en una estructura receptiva. En las ciudades uruguayas todo está muy bien cuidado. El césped del jardín y los árboles bien desarrollados expresan un diálogo amistoso entre la naturaleza y la hermosa urbanización. Es común en Uruguay que las casas no tengan portones, ya que no necesitan esta seguridad adicional. Qué tranquilidad, ¿no?

Montevideo

En sus inicios, Montevideo era un pequeño pueblo habitado por 26 familias. Comprende la pequeña zona que ahora se visita con el nombre de Ciudad Vieja. ¡Hermoso para la vista! En ese momento, el agua potable venía del exterior y era vendida de puerta en puerta por un profesional conocido como aguatero.

Siempre recomiendo contratar un city tour la primera mañana que pases en la ciudad (el consejo se aplica a todas las ciudades turísticas del mundo). Es la forma más amplia de tener una visión global. Los extras y lugares específicos que desea visitar son para el resto del tiempo. En Montevideo, agrego un caminatur a Ciudad Vieja al recorrido por la ciudad. En otras palabras, una visita guiada a pie por la región histórica.

És muy sabroso. Entre todos los lugares que no me canso de visitar, el caminatur pasa por el emblemático Teatro Solís, fundado en 1856; Mercado do Porto (1885), excelente para el almuerzo y la parrillada, un asado tradicional uruguayo; museos y la Puerta de la Ciudadela, el monumento que marca la transición de la ciudad vieja a los nuevos tiempos.

Necesito abrir un párrafo para indicar dos librerías. No sé si todos los lectores hablan español con fluidez. Mira, no lo soy. Pero cuando el libro es asombroso, encontramos la manera. Escaramuza Livros y Café y Más Puro Verso son dos librerías incomparables. La selección de títulos para cada uno es única y ambos tienen cafetería, una excusa más para seguir el consejo.

Dónde comer

Me alojé en el Hotel Four Points, que ya marca el inicio de un viaje suntuoso. La lista de restaurantes a continuación, la puedes fotocopiar con amor, porque la cocina que te voy a presentar es comer re-zan-do.

Restaurante García: el mejor lugar para comer carne en Uruguay

Jacinto: pide cualquier cosa del menú, ni siquiera necesitas elegir. ¡Grave!

Bruta: apuesta por lasaña como plato principal y petit gâteau de avellanas como postre

Mercado Ferrando: plaza gastronómica con varios restaurantes, todos excelentes

Tribu: restaurante y espacio cultural que fusiona el arte con la vida cotidiana en la buena cocina.

Plato saludable

A 30 minutos de Montevideo, en el municipio de San Luis, se encuentra la finca agroecológica Ibirá-Pitá. La chef Laura Rosano dirige la propiedad y utiliza frutas y plancs (plantas alimenticias no convencionales) nativas de Uruguay en las recetas. Como en Brasil, las frutas autóctonas no son muy conocidas por los uruguayos, y es esta cultura la que Laura amablemente tiene la intención de cambiar.

Conocerás de cerca la cocina orgánica y cariñosa de Laura en un recorrido por Ibirá-Pitá. Almuerzos de fin de semana para grupos, previa reserva. Ella y su pareja también elaboran cervezas artesanales. Dos mujeres al frente de una cervecería es una revolución en la cervecería, que todavía se asocia con los hombres en todo el mundo.

Vinos

La uva favorita de los vinos uruguayos es el Tannat, con muchos taninos, que tiene su origen en Francia. Curiosidad: los médicos dicen que la uva Tannat es rica en resveratrol, una sustancia con poder antioxidante que también combate el colesterol. ¿Recuerdas esa copa de vino diaria? Si está lleno de vino Tannat, aún perderá algunas arrugas.

Pizzorno Family Estates

Uruguay tiene 190 bodegas y solo el 15% produce vinos finos. Uno de ellos es Pizzorno Family Estates, de 1910. Realiza catas de vino y recientemente ha abierto una pequeña e íntima posada. Solo hay 4 habitaciones, todas con vistas a los viñedos. Allí, el alojamiento armoniza con una propuesta romántica. Se encuentra a 40 minutos de Montevideo.

Estabelecimiente Juanicó

Si Pizzorno trae una propuesta íntima, aquí hay algo más grande. El restaurante ofrece una degustación menos reservada, pero con una comida completa. Visite ambos y vea las diferencias entre un pequeño productor de vino y uno mucho más expresivo. ¿Qué experiencia es más de tu agrado?

Colonia del Sacramento

La primera y más encantadora ciudad de Uruguay. Tiene 27 mil habitantes y 300 manzanas de extensión. Fue fundada en 1680 por los portugueses en territorio español. Qué sucedió: España era dueña de este territorio y los portugueses lo ocuparon sin decírselo a nadie. Cuando los españoles descubrieron la invasión en el mismo año, los portugueses ya no querían salir de la región. Nadie quiso dejar su juguete y estalló una guerra de 97 años. No habían aprendido a compartir.

Ponte zapatillas y haz un recorrido a pie por el casco antiguo de Colonia del Sacramento. Camina por la Calle de los Suspiros. Esta calle con olor a historia conserva las construcciones originales de las casas de barro y cal, cuando no había mampostería. Nótese sus baldosas desiguales debido al diseño artesanal y los adoquines.

La cocina de lujo aquí es el restaurante Las Liebres. Tiene un huerto orgánico y todo está preparado en un horno de mármol hecho por Francis Mallmann. El restaurante es hermoso y tiene una vista impresionante. Están abriendo una posada. Visité las habitaciones y me veo … acogedor y parecido a una granja. Un contrapunto lúdico al moderno hotel Dazzler (donde nunca quise irme, ¡qué cómodas habitaciones!)

Pit stop: quesos

Me voy a un nuevo destino enoturístico en Uruguay. Pero primero, una parada en el camino para comprar queso en Colônia Valdense. Ya que los días que siguen son catas de vino. Un pequeño pueblo de negocios familiares. Es la mejor ciudad para descubrir y degustar quesos uruguayos. Las queserías no reciben visitantes en la línea de producción, pero todas tienen tiendas. Comprar directamente en las fábricas es mucho más barato que en los mercados: la diferencia alcanza el 50%.

Quesos La Granja es una de estas empresas familiares desde sus inicios hace 30 años. Hay 9 variedades de queso. Fui a una degustación ofrecida por algunas mujeres de la familia. Guiado por ellos, probé colonia, gruyère, dambo y parmesano, este último combina a la perfección con la miel, ¡qué delicia!

Vinos en un nuevo destino: Carmelo

Mi consejo para sumergirme en cuerpo y alma en la experiencia del enoturismo en el país y volver a casa entendiendo todo sobre el vino es pasar unos días en la tranquila Carmelo, un pueblo rural que produce vinos y quesos. Un polo enogastronómico. Te garantizo que tus días en Carmelo serán más agradables si estás en compañía de alguien que te da mariposas en la barriga.

La ciudad casi no tiene atractivos urbanos. Que bien. Olvídese de las distracciones, porque es hora de centrarse en el alojamiento y el vino de lujo. Una de las características de Carmelo es que las catas son tranquilas y pausadas. Esto puede parecer imposible si vives en una gran ciudad, pero créeme: puedes respirar.

Como visitar la zona urbana moderada es parte de conocer la ciudad, sugiero un lugar muy especial. En El Bodegón, almorzarás o tomarás un cóctel por la noche. También sirven vinos regionales acompañados de tapas y cuentan con una alta carta de cócteles. 

La primera parada es el registro de entrada en Carmelo Resort & Spa. Cariño, este es un hotel Hyatt. Hay 44 hectáreas (incluidos los viñedos, por supuesto) y 44 habitaciones. El hotel está inmerso en una finca de pinos y eucaliptos y cuenta con una playa privada bañada por el Río de La Plata, con aguas limpias. La naturaleza da el toque de privacidad y la arquitectura completa el paisaje con lujo sazonado con aire de granja. La estancia mínima para los brasileños suele ser de 3 noches. 

Otro periodista que estaba en mi grupo para este viaje, especializado en turismo de lujo, comentó sobre el Hyatt: “Este es el resort adecuado para mí”. Varias de las bodegas que visité en Carmelo ofrecen alojamiento y todo lo que he incluido en este reportaje es sumamente encantador. Elige el que prefieras. En cuanto a mí, pronostico que pronto regresaré a Uruguay para tener al menos una noche en cada uno de ellos. Puede escribir.

En Carmelo, hay un recorrido en bicicleta que pasa por 3 bodegas vecinas. Son Campotinto, Cordano y El Legado. El recorrido tiene una longitud de 2,5 km, sin guía y fácil de guiarse por mapas. Si es necesario, utilice la herramienta de navegación más antigua: solicite información. De estas 3 bodegas por las que pasa el tour en bicicleta, visité Campotinto y Cordano; el resto del tiempo, fui a explorar otras bodegas. Sigue mi guión:

Campotinto

Bodega, hostería y restaurante. Era una casa de campo de mediados de 1800. Para recibir invitados, conserva el ambiente de antaño en 2 habitaciones dentro de la casa y acaba de abrir habitaciones más modernas en el exterior. Hay 12 habitaciones y 1 de ellas es accesible para personas con movilidad reducida.

La bodega Campotinto produce 25.000 litros al año. La sala de degustación se encuentra a 500 metros de la propiedad, en una casa (también de esa época) específicamente restaurada para brindar experiencias privadas con el vino. Tienen un picnic gourmet en el césped de los viñedos, ¡mira qué guay! $ 80 por pareja, con 1 botella de vino y comida incluida. 

Familia Bodega Irurtia

Tuve la suerte de cruzar la suntuosa puerta de hierro con el escudo de la familia bajo el sol de las 11 en punto. Esto se debe a que me recibieron con vino blanco helado para recorrer la propiedad. Es más agradable visitar un viñedo con un vaso lleno en la mano. Irurtia existe desde 1913 y es una de las bodegas más tradicionales de Uruguay. Un negocio familiar, como casi todo lo demás en Carmelo.

En el itinerario enoturístico, las bodegas te guían por el proceso de elaboración del vino. Aprendiendo de todo, degustar cada copa de vino adquiere un sabor especial. Incluso ese vino blanco que caía como una brisa refrescante en verano. Antes de salir, compra 2 botellas de Km 0 Gran Reserva Viognier, una para ti y otra para mí. 

Lodge de vinos de Narbona

La familia Narbona fue la primera propietaria de esas tierras, desde 1909, por eso se mantiene el nombre. Donde está el restaurante, era un almacén. Es hermoso para el almuerzo y romántico para la cena. La cocina es de primera, mira: fue elegida por el conductor que me acompañó como el segundo mejor entrecot (ojo de bistec) de Uruguay, solo superado por el restaurante García en Montevideo.

Narbona es un productor de quesos y vinos. Fabrica más de 100.000 litros de vino al año y exporta a más de 30 países. Asegúrese de probar el mejor dulce de leche de su vida, que se elabora allí. La posada está ubicada en la casa original de la familia y conserva el encanto de la época. Solo hay 5 habitaciones con ambiente campestre, ideales para quienes buscan tranquilidad. Los huéspedes han incluido en la tarifa, además del desayuno, una degustación de los quesos y vinos de la casa. Si no hay disponibilidad para quedarse, al menos quédese para comer. Si solo vale la pena visitar el dulce de leche, ¡imagina el juego completo! 

Almacén de la Capilla y Bodega Cordano

En 1855, una familia de enólogos italianos fundó el almacén. Sirvió para intercambiar mercancías y reunir amigos, un propósito que aún se mantiene. El nombre Almacén de la Capilla es un homenaje a la capilla (capilla) que está justo enfrente, una hermosa iglesia pequeña amarilla. Aprovecha para comprar un licor Tannat.

Bodega Cordano es la bodega de la propiedad, que produce 80.000 litros al año y vinos de 5ta Generación, el nombre se debe a que el negocio ya está en manos de la quinta generación de la familia. Degustación de quesos y vinos con vistas al vasto viñedo. ¿Recuerdas que casi todas las bodegas que visité tienen alojamiento? Éste tiene una sola cabaña, frente a los viñedos. Es una casa lúdica y aislada con una tarifa diaria de alrededor de US$ 200. 

Apoyo: Ministerio de Turismo de Uruguay

 

 

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