O município de Porto Belo é reconhecido como a capital náutica de Santa Catarina. Como o próprio nome já diz, trata-se de um porto repleto de encantos derivados de sua configuração natural, isto é, uma baía com costões, praias e ilhas.

Faz parte da rota de inúmeros cruzeiros marítimos, do mesmo modo que dele saem, diariamente para passeios, lanchas, barcos, jet skis e veleiros.

A cidade oferece ao turista uma infraestrutura hoteleira de alto padrão e opções mais econômicas, como pousadas e campings. Apresenta intensa movimentação comercial de lazer e alimentação. Está próxima de outras cidades turísticas, entre as quais se destacam: Itapema, Bombinhas, Itajaí, Balneário Camboriú, Florianópolis e Penha (Parque Beto Carreiro World).

A seguir, uma lista com praias de Porto Belo para conhecer em um final de semana:

Ilha de Porto Belo

Com uma rica biodiversidade, de flora e fauna, dispõe de trilhas ecológicas entre a mata, bem como trilhas subaquáticas para observação da vida marinha. Além disso, há em seu interior pontos históricos para visitação como a igreja de Bom Jesus dos Aflitos (construída em 1814, pelos escravizados, com óleo de baleia), um sítio arqueológico com inscrições rupestres e o Eco-Museu Univali (cujo acervo conta com fósseis de cerca de 20 mil anos).

Praia Central

Também chamada de Praia de Porto Belo, é onde se localiza a sede do município. Como é protegida pelo território da Ilha, suas águas são bem tranquilas. Por essa razão, é bastante procurada para prática de esportes náuticos. Dela também saem, rotineiramente, escunas e barcos para passeio.

Devido à localização central, ao seu redor estão concentrados muitos restaurantes, bares, comércios, bancos, hotéis e pousadas, ou seja, a infraestrutura necessária para receber os visitantes.

Praia de Perequê

A Praia de Perequê é a maior em extensão da cidade. Bastante procurada e movimentada, está distante apenas 4 km do centro. Arborizada, conta com uma faixa de areia larga e o mar é aberto e calmo. Assim, ela é ótima para banhistas, mas também para praticantes de futebol de areia, frescobol, voleibol e esportes náuticos. A noite é igualmente agitada, devido à presença de casas noturnas que organizam baladas eletrônicas que vão até o amanhecer.

Praia do Caixa D’Aço

A praia está situada em uma enseada protegida, o que garante águas serenas, de coloração verde esmeralda, vegetação preservada ao redor e um cenário de costões rochosos. Localizada a 11 quilômetros do centro, para acessá-la é necessário percorrer uma trilha leve e rápida.

Forma um porto natural, sempre cheio de embarcações. Uma de suas atrações mais buscadas por turistas são os bares flutuantes, cujo funcionamento prevalece no verão, feriados e finais de semana.

Praia do Estaleiro

Para chegar à Praia do Estaleiro é preciso percorrer uma trilha de, mais ou menos, 10 minutos a partir da Praia do Caixa D’Aço. Pela característica de estar mais distante do centro, em geral, ela é mais frequentada por moradores e esparsos turistas.

O visual mais rústico compensa a distância. As águas são admiravelmente translúcidas, a vegetação nativa conservada e uma faixa de areia clara e fina.

Praia do Araçá

Ali vive uma comunidade de pescadores que buscam manter vivos os costumes açorianos (dos primeiros colonizadores). Manifestações populares como o Terno-de-Reis, Pau-de-Fita e Boi-de-Mamão são comuns nas datas festivas.

O mar é calmo, adequado para banho e a faixa de areia é mais diminuta e escura, frequentemente com barcos de pescadores atracados ou nas águas. A via de acesso é asfaltada e estreita, e não há muitas opções de estacionamento no local.

Porto Belo oferece outras possibilidades de passeios e de praias para os visitantes. Um final de semana é pouco para conhecer todas as belezas locais.

É importante lembrar que, por enquanto, prevalecem as regras de isolamento social. Mas esse período pode ser aproveitado, justamente, para planejar melhor as próximas viagens.

Com apoio do Clube Candeias.

Comentários

Leave A Comment