O Arquipélago de Cólon, mais conhecido como Galápagos, está, aproximadamente, a mil km da costa da América Latina, no Oceano Pacífico, e pertence ao Equador.

Trata-se de um conjunto formado pelas Ilhas Galápagos – 58 no total – todas de origem vulcânica. Desde a visita do naturalista britânico Charles Darwin ao local (que aconteceu no ano de 1835 e inspirou o desenvolvimento da famosa teoria da evolução das espécies) o Arquipélago de Cólon é conhecido como o maior laboratório vivo de biologia existente. Boa parte desse título se deve ao fato de abrigar uma fauna bastante rica. A principal maneira de se chegar até lá é utilizando o aeroporto de Baltra, que fica na ilha de Santa Cruz.

Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco desde o ano de 1978, Galápagos é um destino com muitas atrações, especialmente para aqueles que gostam de estar em meio a um ambiente de natureza preservada.

Abaixo os cinco principais locais a serem visitados em uma viagem até o Arquipélago de Cólon:

1. Darwin & Wolf Islands ou Culpepper: tido como referência em pontos de mergulho, é uma das menores ilhas do arquipélago e está localizada ao ponto mais ocidental do Equador. Além de abrigar tubarões como galha preta, galha branca, martelo e tubarão baleia, o lugar também é conhecido pelo Arco de Darwin, uma vistosa construção natural rochosa, e por conter um vulcão extinto.

2. Galapagos Beach, Tortuga Bay: com um visual de encher os olhos, esta praia de areias brancas e água cristalina pode ser acessada seguindo uma trilha de complexidade não muito alta e é berço de diversas espécies de animais.

3. Estação Científica Charles Darwin: esta estação de pesquisa está localizada próxima à região central da cidade de Puerto Ayora, na ilha de Santa Cruz, e é um centro de preservação de espécies da fauna local, como tartarugas gigantes e iguanas.

4. Las Grietas: com águas cristalinas e profundas de cor azul-turquesa, rodeadas por enormes paredes de rocha, o lugar impressiona pela beleza.

5. Parque Nacional Galápagos: com aves, lagartos e animais marinhos de diversos tipos somados à paisagem, o Parque Nacional Galápagos é uma área de preservação natural que oferece uma experiência marcante de interação com a natureza aos visitantes.

Com apoio do Clube Candeias.

Comentários

Leave A Comment