Nuremberg é famosa pelo seu pão de gengibre, a salsicha “Bratwurst”, o Castelo Kaiserburg e tem ampla variedade em arte e cultura. Uma ótima opção é conhecer alguns dos seus 30 museus ou fazer compras nas ruas antigas de Nuremberg. Você pode ainda apreciar vistas belíssimas das casas medievais, construções em enxaimel e igrejas góticas em bairros muito antigos.
Cidade velha e distrito do castelo de Nuremberg
Vai bem uma caminhada até um dos lugares emblemáticos da cidade: o centro histórico de Nuremberg e o castelo com seu bairro.
Aqueles que se aventuram subindo a colina até Kaiserburg de serão recompensados com as encantadoras casas de enxaimel do bairro do castelo, Sinwell Tower, e pelo incomparável jardim do castelo. O jardim leva o nome da famosa artista, naturalista e entomóloga Maria Sibylla Merian, que viveu em Nuremberg por 14 anos: emoldurado pelas muralhas do castelo, você pode desfrutar de plantas e ervas aromáticas e ornamentais durante os meses quentes.
A vista da cidade velha de Nuremberg garante fotos e a selfie.
Passeio histórico
De lá, é direto para o Hauptmarkt. O caminho segue ao longo da milha histórica até o Hauptmarkt e a mais antiga Hallenkirche da Francônia, a Frauenkirche. Todos os dias às 12h você pode assistir ao famoso Männleinlaufen, 7 pequenas figuras baroniais saem das portas do enorme mecanismo de relojoaria.
Outra atração é a Schöne Brunnen (Belas Fontes), uma pirâmide de 19 metros de altura com uma bacia e um anel de ouro: se você girá-la, pode fazer um desejo.
E como também existem inúmeros restaurantes e cafés na zona, pode almoçar aqui.
Revigorados, continue a caminhada pelas ruas e becos de Nuremberg: a coleção de edifícios do Maxbrücke é um espetáculo para ser visto. De lá, você obtém a melhor vista de Weinstadel, um edifício medieval em enxaimel lindamente reformado, bem como do Henkerssteg. Por fim, o maior grupo remanescente de casas históricas em enxaimel da cidade espera por você em Weissgerbergasse.
TURISMO: Berlim, para todos os gostos
Os Museus de Nuremberg
À tarde, uma visita ao Museu Albrecht Dürer, famoso pintor alemão que viveu e trabalhou em Nuremberg desde 1509. Sua impressionante casa em enxaimel pode ser explorada e o museu oferece uma visão de sua obra. As visitas guiadas por atrizes que interpretam a esposa de Dürer, Agnes, são fascinantes.
Você também pode relaxar em Nuremberg. À noite, o Tiergärtnertor é um ponto de encontro popular para os habitantes locais.
Se chover, um passeio ao histórico Kunstbunker é uma opção o segundo dia. Ele está localizado abaixo do castelo imperial dentro de antigas abóbadas rochosas.
Logo após o início da Segunda Guerra Mundial, uma instalação única de armazenamento de arte foi criada – e a uma profundidade de 24 metros. E, claro, você também deve visitar a masmorra medieval da prisão: as 12 pequenas celas estão localizadas nos porões abobadados da Prefeitura de Nuremberg.
Se está viajando com crianças, visite o Museu do Brinquedo. Nuremberg é uma cidade de brinquedos desde a Idade Média e o museu exibe tesouros de brinquedos antigos, bem como as últimas criações em 1,4 mil m². O museu também tem seu próprio playground.
À tarde, você pode caminhar até a ilha de Schütt, passeio bonito em qualquer época do ano.
Jante em um dos restaurantes do badalado bairro de Gostenhof, próximo ao centro histórico de Nuremberg.
Você pode alcançá-lo a partir de Grübelstrasse através de um dos cais de pesca. E se você ainda está procurando lembranças bonitas, vá para o Handwerkerhof: aqui você encontrará muitas lojas – de sopradores de vidro a ourives – além de restaurantes. Está localizado ao lado da estação ferroviária e atrás da muralha da cidade.
Marcas clássicas e lojas também podem ser encontradas na rua de pedestres mais extensa da Alemanha.
O resto do dia é livre.
E se quiser trazer souvenirs, não se esqueça de comprar o pão de gengibre Nuremberg Lebkuchen. Essa recomendação vale especialmente durante a época de Natal, quando poderá comprar o biscoito doce picante em todos os lugares. E se você viajar para Nuremberg em dezembro, não pode deixar de visitar o mercado de Natal mais antigo da Alemanha.
Com apoio German National Tourist Board