Sabe aqueles programas de TV que mostram as emblemáticas paisagens de fiordes da Noruega e seus cenários bucólicos? Digite na pesquisa do Google: “fiordes noruegueses”. Montanhas com cumes cobertos pela neve divididas por águas azuis e banhadas por cachoeiras cenográficas. São imagens que despertam nosso senso viajante e nos fazem querer arrumar as malas imediatamente.
Os fiordes noruegueses e todos os outros encantos e segredos da Noruega estão a pelo menos 14 horas de voo de São Paulo. É uma viagem que vale a pena. Nesta reportagem, você conhece 5 maneiras diferentes de explorar o país nórdico e pisar nas terras que já sediaram batalhas vikings.
Limusine
O fiorde de Geiranger é um dos patrimônios mundiais da Unesco e dizem que é o favorito da rainha norueguesa. É lá que fica a pedra Trolltunga, o “trono da rainha”, que faz as vezes de mirante. Não bastasse ser uma beleza natural de paisagem inenarrável, é possível personalizar a experiência e visitar a bordo de uma limusine. O tour é privado e contempla pontos turísticos da região como a passarela Geiranger Skywalk na montanha Dalsnibba, a vista da Ørnesvingen na rodovia Eagle Bend e o mirante natural de Flydalsjuvet. Os roteiros duram de 2 a 5 horas e têm capacidade até 7 pessoas.
Trem panorâmico
Uma das viagens mais cênicas da Noruega é a Ferrovia de Rauma, construída entre 1912 e 1924. A estrada serviu por anos como principal rota entre Møre & Romsdal e Oslo, a capital da Noruega. Hoje, modernos trens com janelas panorâmicas percorrem 114 km entre os vilarejos de Åndalsnes e Dombås. As viagens são diárias e duram menos de 2h. Passa por montanhas íngremes, 32 pontes imponentes – incluindo a Ponte Kylling, a 59 metros acima do rio Rauma, 6 túneis e o Trollveggen (a parede Troll), a parede de montanha perpendicular mais alta da Europa.
Segway (aquilo parecido com patinete)
Bergen é a capital dos fiordes e segunda maior cidade da Noruega. Rodeada pelo mar e montanhas, tem um ar moderno e jovem mesmo com toda a bagagem histórica. Que tal dar uma volta de segway à noite? São diciclos semelhantes ao patinete. O roteiro é guiado e tudo bem se você nunca subiu num desses antes. Além de se divertir sobre as duas rodas, tem o bônus de apreciar o charme da cidade depois que o sol se põe. Os aventureiros vão até o topo do Monte Fløyen, montanha a poucos minutos da cidade. É lá que os moradores fazem piqueniques e caminhadas – a estrutura é ótima e tem até restaurantes.
A pé
A Atlantic Road, ao norte da região dos fiordes, em Averøy, é uma impressionante rodovia sinuosa. Uma criativa e bem executada obra da engenharia. O que poucos sabem é que a 700 metros dela, existe uma trilha paralela para admirar a engenhosa arquitetura da Atlantic Road e a paisagem ao redor. A caminhada é sobre uma passarela suspensa que flutua acima do terreno. A trilha tem um edifício de serviços com quiosque e suporte de informações.
Teleférico
No vilarejo de Loen, fica o teleférico Loen Skylift, com vista para o fiorde de Nord. Chega a 1.011 metros de altura no monte de Hoven em apenas 5 minutos. No topo, há um um restaurante com vista panorâmica para o Monte Skåla e Lake Lovatnet no leste, geleira de Jostedalsbreen e Olden no sul, e o Nordfjord, que abre caminho para Stryn, no oeste. Lá em cima, ficam trilhas que rendem gostosas caminhadas no verão e esqui no inverno.
Publicado na Now Boarding – fevereiro/2018