MOs amantes por motocicletas devem marcar na agenda os dias entre 31 de março e 2 de abril de 2023. Nestas datas acontece em Santiago del Estero a prova de MotoGP da Argentina, a segunda prova do calendário mundial do ano.
Desde 2014, a cidade, a 1.125 km do Norte de Buenos Aires, tem sido a segunda etapa do Mundial que terá abertura de temporada no Algarve, em Portugal, 26 de março. Ano passado, o piloto espanhol Jorge Martín na etapa de Mugello marcou o recorde de velocidade máxima da categoria: 363,6 km/h numa reta no autódromo italiano.
O Autódromo Termas de Rio Hondo, na província de Santiago del Estero, é considerado um dos melhores do mundo e foi inaugurado em 2007. Tem 4.805 km, 14 curvas e o recorde da pista é do ex-piloto italiano Valentino Rossi que em 2015 numa Yamaha completou uma volta em 1:39.019.
No GP de 2022, 189.759 espectadores foram aos 3 dias de evento em Termas de Río Hondo, com muita presença de brasileiros, muitos que vão à Argentina em suas motos, saindo dos 3 Estados do Sul.
Embora não seja tão conhecida pelos turistas brasileiros quanto Buenos Aires ou Bariloche, a província de Santiago Del Estero é região cheia de atrativos turísticos.
A cidade de Termas de Rio Hondo, sede do Moto GP, é a maior estância termal do país e atrai visitantes de todo o continente em busca de seus spas. Além de restaurantes e cassinos, existe na cidade um Museo del Automóvil que inclui desde carros de Fórmula 1 e, claro, motos como a do heptacampeão Valentino Rossi.
TURISMO: O que fazer em Santiago del Estero
E, depois da adrenalina do MotoGP da Argentina, dá para emendar visitando atrações de Estados vizinhos, como as vinícolas de Salta, as montanhas coloridas de Jujuy, os vulcões de Catamarca e as ruínas e paisagens de Tafí del Valle, em Tucumán.
TURISMO: Salta, Jujuy, as atrações do Norte da Argentina
Das 21 provas de 2023, apenas duas são nas Américas. Além do Grande Prêmio da Argentina, tem o Grande Prêmio das Américas, entre 14 e 16 de abril, em Austin, Texas, Estados Unidos. A Argentina é bem mais perto e o real está valendo muito no país vizinho. Já o dólar…
Quem não for de moto, chega a Santiago del Estero em voos a partir de Buenos Aires.
Com apoio da Opus 1060