Quando olhamos em uma prateleira e selecionamos um livro sobre liderança, a primeira coisa que nos vem à cabeça é que se trata de um livro sobre negócios, administração, gestão empresarial. O Executivo e o Elefante, de Richard L. Draft, da Editora Novo Conceito, é um livro de negócios também.
Mas não é só um livro para executivos. É um livro para líderes. Ao longo de seus dezessete capítulos os leitores podem aprender sim a ser melhores profissionais, mas também melhores mães, pais, professores, amigos…
Enfim, é um livro que nos ensina a nos tornarmos pessoas melhores e mais centradas para tomarmos à frente de um projeto; qualquer que seja ele. E a primeira lição, logo no primeiro capítulo, é que, antes de ser um desafio coletivo, liderar é um desafio pessoal. Para Draft, mais do que exercer o poder sobre o outro, liderar é administrar a si mesmo. De acordo com Draft, antes de mais nada, é preciso que o homem saiba e aceite que sua mente é divida em duas partes. E as duas são muito complicadas: uma é rápida e impulsiva, e às vezes suas necessidades inquietas são muito fortes para serem controladas.
Essa parte quer recompensas imediatas; tem um intervalo de atenção curto e uma obstinação quase infantil em defender suas próprias posições. A outra é lenta e mais sábia, humilde e determinada: ela não reage de maneira exagerada às coisas e mantém um objetivo maior em mente. Todos nós temos os dois lados, mas nem sempre eles se apresentam de maneira equilibrada e inteligente. Controlá-los da maneira correta é um dos pré-requisitos para
um bom líder. “Esse livro irá explorar as rupturas entre saber e fazer que atormentam e enganam líderes e profissionais, e então descreverá práticas que irão fortalecer as suas melhores intenções em controlar de maneira
assertiva seu comportamento pessoal.
Essas práticas podem reduzir a distância entre os self divididos para criar um self mais unido e confiável que escolha os comportamentos mais sábios”, define o autor. Páginas: 384. Preço: R$ 34,90.
Publicado no Aeroporto Jornal – fevereiro/2013
Foto: Jonathan Francisca/Unplash