Na Itália, os turistas e viajantes adoram praticar o agroturismo (agriturismo), e se hospedar em autênticos empreendimentos agrícolas que costumam ser equipados com todos os confortos e conveniências modernas, afirma a Agência Nacional de Turismo da Itália (Enit).

Das colinas da Toscana aos bairros da Úmbria, do campo que circunda cidades artísticas como Roma, Nápoles ou Veneza, até o interior da Sicília, este tipo de roteiro oferece aos visitantes a possibilidade de viver em estrito contato com a natureza e permite que eles vivenciem a vida rural.

Um dos princípios do agroturismo é o consumo de produtos gastronômicos que são colhidos e feitos no local. O tempo passado em um agroturismo é uma ocasião para explorar a diversificada enogastronomia da região, saboreando os pratos locais: da trufa do Piemonte ao prosciutto Friulano, da Mozzarella di Bufala da Campânia à mortadela bolonhesa, sem deixar de fora, é claro, o maravilhoso azeite da Apúlia. Além de receber os visitantes para passarem um belo dia em meio à natureza e em frente a uma mesa preparada para agradar aos olhos e ao paladar, os restaurantes do agroturismo expandem os horizontes gastronômicos de seus hóspedes, apresentando-lhes as antigas e novas tradições culinárias locais.

Os veranistas que optam por pernoitar no agroturismo podem focar suas férias, em grande ou pequena parte, na descoberta de sabores e cozinhas ancestrais.

O agroturismo também é a escolha ideal para férias ecologicamente corretas, observar e até participar do cultivo e/ou colheita, além de compartilhar os objetivos de desenvolvimento, valores e preservação da terra.

Participar de um agroturismo é se enquadra na categoria de turismo sustentável – muitos deles estão localizados dentro de parques nacionais, incluindo Cilento, Vallo di Diano e Alburni.

Outro aspecto importante das férias em um agroturismo é o fato de que a alta qualidade e um preço favorável são, na maioria das vezes, mutuamente inclusivos.

Na verdade, esse tipo de roteiro na Itália começou como uma forma economicamente inteligente e viável de férias inesquecíveis em meio a bons preços, boa comida e belos cenários. No entanto, o agroturismo, conceito que ganhou notoriedade de forma dramática, tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos, inclusive organizado de acordo com normas e redes semelhantes às dos hotéis.

No entanto, o que continua a fazer a diferença é o ambiente da própria natureza, o amplo espaço ao ar livre e a relação amigável que os proprietários, na maioria das vezes, têm com seus hóspedes; o agroturismo geralmente é administrado por uma família e os hóspedes se sentirão em casa.

TURISMO: Conheça as vinícolas da Sicília

Os roteiros de agroturismo adaptam-se a todos – sejam famílias com filhos pequenos, um grupo de amigos ou idosos – e também combinam perfeitamente com roteiros culturais, arqueológicos, enogastronómicos e naturais.

É possível desfrutar, desde comida e diversão, cultura e história, às artes do homem e da natureza, em um só lugar, e é sem dúvida, uma das melhores maneiras de experimentar a Itália.

Website:

Comentários

Leave A Comment