A Ilha dos Frades, próxima a Salvador, é indicada para aqueles que querem de praia, boa gastronomia, arte, cultura e vida noturna. E para alcançar a Ilha, são dois os acessos: a partir dos Terminais Marítimos de Salvador em embarcações privadas que podem ser alugadas, o trajeto dura em média 40 minutos; ou acesso terrestre até o Terminal Marítimo de Madre de Deus e travessia em barcos que podem ser coletivos ou privados locados com antecedência com pessoas da região.

Com 15 praias cinematográficas, a maioria praticamente deserta, e mais de 6 milhões de m² de Mata Atlântica preservada, a Ilha dos Frades ainda é pouco frequentada por turistas, que vão ali para um dia de passeio.

O acesso às praias se dá por barco e em um mesmo dia é possível conhecer mais de uma delas. A praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe é a que tem mais infraestrutura e onde estão as principais pousadas e restaurantes. O local é um dos mais bonitos da Ilha e possui o selo “Bandeira Azul”, programa criado na França em 1980 e considerado o mais importante da categoria em todo o mundo que atesta que o local tem qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. O selo contempla praias e marinas que cumprem um conjunto de 34 requisitos de qualidade socioambiental.

SAIBA MAIS: PARQUE NACIONAL DO DESCOBRIMENTO

Do outro lado da Ilha, vale visitar a praia do Loreto, que além de linda e ótima para banho, conta também com uma igrejinha centenária que vale a visita. Ali pertinho, a poucos minutos de caminhada conheça a praia de Paramana e suas piscinas naturais formadas por um banco de areia no “meio” do mar.

Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe. Foto: Tatiana Souza/Wikipédia

A praia do Marinheiro é uma das mais conhecidas, da Ilha dos Frades. Com águas calmas e areia clara, é perfeita para horas de descanso e muito sol. Alguns restaurantes da vizinha Bom Jesus dos Passos fazem entrega de alimentos e bebidas, pelo mar. Por lá, é comum ver dezenas de iates e veleiros ancorados para passar alguns dias na região.

Há alguns anos, a Ilha passa por um amplo trabalho de revitalização e estruturação turística sob rígidas normas de proteção ambiental. Atualmente, já conta com seis pousadas e mais de dez restaurantes. Entre eles, destaca-se o Restaurante da Preta, da chef Angeluci Figueiredo, uma das mais respeitadas da Bahia. Com culinária baiana da melhor qualidade, o restaurante é frequentado por famosos e admiradores que vão à Ilha somente para provar as delícias da chef.

Em 2020 Preta inaugurou a Pretoca Pousada, com conceito diferenciado bem ao estilo local. Com seis apartamentos aconchegantes e decoração artesanal, a Pretoca Pousada respeita o tempo do cliente com opções de café, almoço e jantar sem horários preestabelecidos, por exemplo.

Outro opção de hospedagem na llha é a Eco Pousada Recanto da Lu que reuniu arquitetos e designers para assinar os projetos dos 11 gazebos de madeira que compõe a pousada. Antigamente o local funcionava como camping, mas contou com apoio da Fundação Baía Viva para se adaptar às novas regulamentações de preservação ambiental e tornou o negócio sustentável e não poluente. O resultado é surpreendente e chama atenção pela originalidade e bom gosto.

Juli Holler e o chef espanhol José Morchón – proprietários do badalado La Tapería no bairro do Rio Vermelho – abriram uma versão do La Taperia voltada para a cozinha de brasa. O Tapería Asador fica na Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe.

Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, Ilha dos Frades. Foto: Rui Rezende

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Leave A Comment