Guadalajara, a terceira maior cidade do México, é o centro cultural do Oeste mexicano, onde nasceu a música mariachi e a famosa tequila.

A capital do Estado de Jalisco é um dos principais centros industriais e comerciais do país e, por isso, alguns a chamam de Vale do Silício Mexicano.

A cidade passou por uma significativa transformação na década de 1950, quando foi submetida a uma renovação: edifícios antigos foram demolidos para dar lugar a avenidas com novas edificações, centros comerciais e estacionamentos subterrâneos. A boa notícia é que os prédios históricos mais bonitos foram preservados.

Passeio pelo Centro Histórico

Localizada no coração da cidade, o visitante pode começar pela Catedral Metropolitana, considerada o sítio histórico mais importante da capital. Logo a frente está a Praça Guadalajara, que conta com uma belíssima fonte com dois leões esculpidos com suas garras descansando no tronco de uma árvore. Ótimo lugar para fotos.

No Sul da cidade vá à Praça das Armas e depois ao Palácio do Governo, datado de 1751, apreciar a bela fachada barroca e ver uma espetacular pintura na escada principal, feita por José Clemente Orozco.

Uma curiosidade é que nas proximidades as praças Liberación, Laureles e Rotonda de los Hombres Ilustres formam uma cruz latina, cujo epicentro é a Catedral Metropolitana. O símbolo marca o processo de urbanização da cidade fundada em 1532.

Praça Liberación. Foto: Roman Lopez/Unsplash

Caminhe pela Praça Tapatía que se estende por 800 metros, chegando até o Hospício Cabañas, declarado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

A Praça dos Mariachis também é uma atração imperdível. Lá o visitante pode desfrutar da música dos mariachis, provando algum quitute local. Perfeito para encerrar um dia de muitos passeios e fotografias.

Além de tudo isso, Guadalajara conta com 22 museus como o Museu da Cera, Museu Regional de Jalisco e Museu da Antropologia. O passeio pelo centro histórico pode ser feito a pé, no ônibus de dois andares ou em uma espécie de carruagem.

Museu Regional de Jalisco. Foto: SIC México

O mundo da tequila

Distando 65 km Guadalajara, Tequila é umas das “Cidades Mágicas” do México e também é o berço da famosa homônima bebida mexicana.

É considerado como “Cidade Mágica” locais que preservam lendas vivas e a mais pura cultura que reflete o típico espírito do México. Atualmente, 83 cidades foram nomeadas como “mágicas” e cada uma oferece uma atração especial para os visitantes.

Tequila. Foto: Governo/Facebook

Nessa região que inclui os Estados de Guanajuato, Nayarit, Michoacán e Tamaulipas é produzida a Tequila que, desde 1978 foi decretado que qualquer bebida de agave produzida fora desses locais, não pode ser etiquetada como Tequila.

Então, não deixe de ir ao Museu Nacional de Tequila, onde poderá provar diferentes variações da bebida, além de aprender como é o processo de produção. Visite também a destilaria La Rojeña de José Cuervo.

Fábrica La Rojeña. Foto: FAcebook

Outra dica é subir a bordo do Tequila Express, um passeio de trem. Ele parte de Guadalajara e inclui uma visita guiada pela destilaria Herradura, almoço em uma fazenda com comidas típicas, shows de mariachis ao vivo e danças folclóricas e, sem dúvida, conta também com amostras de tequila.

Fonte: Visit Mexico

 

 

 

 

Comentários

Leave A Comment