Começa nessa quarta, 23, e prossegue até domingo, 27 de agosto, a 14ª Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá que vai reunir 21 grupos fandangueiros do território caiçara, no trecho entre as cidades de Paraty (RJ) e Itapoá (SC). As apresentações serão na Ilha dos Valadares.
O evento é gratuito e terá início com uma série de oficinas e mesas de debate envolvendo as comunidades tradicionais, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e entidades públicas. Na programação estão inclusas as oficinas de “Marcas Batidas nas Escolas”, dança tradicional do fandango; aula de afinação de viola com Fred Pedrosa; e oficina de rabeca com Zé Pereira.
Entre as apoiadoras do evento está a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) que realizará, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná (Sebrae-PR), uma Mesa de Turismo de Base Comunitária.
Segundo o superintendente Allan Chiang, “a mesa faz parte da Rede de Turismo Caiçara, lançada este ano pela TCP em parceria com o Sebrae-PR. O projeto busca dar orientações gratuitas aos moradores, que trabalham direta ou indiretamente com o turismo no Litoral paranaense”.
Com início às 8h30 no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, em Paranaguá, os participantes poderão debater estratégias e oportunidades envolvendo o turismo de base comunitária no litoral do Paraná. Além da realização da mesa redonda, a TCP realizou aportes ao evento.
Apresentações musicais e gastronomia caiçara
A partir do dia 25, sexta, serão realizadas as apresentações de fandango na Praça Cyro Abalém, que fica na entrada da Ilha dos Valadares. O destaque da programação é a estreia da Orquestra Rabecônica do Brasil, no dia 27, domingo, em Paranaguá. De acordo com a coordenadora do evento, Mariana Zanette, “esta é a primeira orquestra de rabecas no Brasil, formada em Curitiba em 2011”.
Zanette enfatiza que “a Festa do Fandango é um dos eventos mais genuínos e animados que Paranaguá oferece como atração turística e cultural. Não é à toa que o Fandango Caiçara é considerado Patrimônio Imaterial brasileiro desde 2012 em reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que anima este povo há mais de 400 anos”.
Ao lado do palco, haverá a Feira Ilha dos Paladares, atendendo ao público diversas opções da culinária caiçara. Entre as opções estão bolinho de barreado, croquete de siri, bolinho de camarão, pirão de bagre, arroz lambe-lambe, batata frita, barreado, isca de peixe, coxinha de camarão e bolinho de camarão. As bebidas locais disponíveis no evento serão mãe cá filha, cataia e cerveja artesanal.
TURISMO: Ilha do Mel, pertinho de Paranaguá
Os grupos fandangueiros
Os grupos que irão se apresentar na Festa Nacional do Fandango Caiçara são: Grupo Folclórico Mestre Romão, Grupo Pés de Ouro, Grupo Dona Mariquinha, Grupo Mestre Eugênio, Grupo Família Domingues, Grupo Viola Afinada Mestre Zeca, Grupo Mestre Brasílio e Fandanguará. Também estarão presentes Família Neves, Família Pereira, Grupo Chimarrita de Itapoá, Manema, Jovens Fandangueiros do Itacuruçá, Grupo de Fandango Caiçara de Ubatuba, Grupo de Fandango Bacurau e Grupo Sementes do Promirim. Outros que participarão do evento são Mestre Pedrinho, Orquestra Rabecônica do Brasil, Pirão do Mesmo, Raízes Fandangueiras e Grupo Mandicuera.
O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Paranaguá, com promoção, organização, curadoria e produção da Associação de Cultura Popular Mandicuera. TCP e outras empresas e órgãos públicos estão apoiando o evento.
Com apoio 203 Comunicação