A NOVA MINIVAN C4 PICASSO, IMPORTADA DA ESPANHA, É A ESCOLHA CERTA PARA QUEM PRECISA DE ESPAÇO E CONFORTO E NÃO ABRE MÃO DO DESEMPENHO. Foi disponibilizada para test drive para a Now Boarding a versão Seduction de cinco lugares na cor prata platinum de R$ 144.490, que vem agora em um único pacote, perdendo vários equipamentos importantes e tornando a venda difícil. Negocie. A versão de sete lugares, a Citroën Grand C4 Picasso custa somente R$ 5 mil a mais. Vale a pena comparar.
Seu estilo é sóbrio, discreto. Esconde dos olhares menos avisados uma imersão tecnológica direcionada ao motorista e a todos os ocupantes. Desde o painel de instrumentos 100% digital com a tela principal de alta definição de 12’ e a tela multimídia de 7’ que agrega um GPS nativo, os comandos do ar, telefone, Android Auto e Apple Car Play, funções de configuração geral, até o excepcional para-brisa Zenith e o teto solar panorâmico com sua cortina retrátil, são capazes de proporcionar uma experiência de condução única.
A haste do câmbio fica na vertical, na coluna de direção. Estranho no início, mas fácil de se acostumar, libera um amplo espaço no console que possui um prático porta objetos que pode até ser retirado do carro. Todos os comandos possuem sua localização iluminada tornando a condução segura tanto de dia quanto a noite.
Os bancos revestidos em couro são muito confortáveis, acomodam bem o corpo e possuem encostos de cabeça reclináveis com abas. Só o do motorista traz comandos elétricos e têm 2 memórias; todavia, o do passageiro tem apoio para as pernas elétrico, mas tanto o do motorista quanto o do passageiro dispõe de massagem lombar e de aquecimento. Para quem se senta atrás, além de curtir o teto solar, tem à disposição três bancos semi reclináveis que correm individualmente em trilhos, proporcionando diversas opções de acomodação. Há duas mesinhas com iluminação e duas saídas de ar com controle de ventilação. No piso, totalmente plano, você encontra dois porta-objetos com tampa e as janelas das portas traseiras possuem cortinas de rede retráteis. O porta malas vai de 537 a 630 litros utilizando os bancos corrediços ou até 1.710 com todos os bancos rebatidos.
Impulsionado pelo já conhecido 1.6 THP, 165 cv, neste caso somente a gasolina, o que é um descaso do fabricante, pois já temos esse motor aqui sendo flex, (vide o próprio Citroën C4 Cactus testado em nossa última edição), proporciona uma condução confortável e com boa reserva de potência. O câmbio é automático de seis marchas e modo manual com troca nas aletas atrás do volante, na coluna de direção. Na estrada o baixo nível de ruído surpreende, mérito também dos pneus Michelin Primacy 3, 215/60 R17. Rodamos, no total, 611,5 km obtendo as seguintes médias de consumo:
- Cidade: 8,03 Km/l
- Estrada: 15,2 Km/l
- Misto: 11,2 Km/l
O veículo foi cedido pela concessionária Citroën Barigüi.
Carlos Fernando Schrappe Borges, texto e fotos
Publicado na Now Boarding – janeiro/2019