Três rotas de cicloturismo serão inauguradas no Paraná, todas no Litoral. Elas integrarão o programa Pedala Paraná com total de vinte circuitos programados para serem lançados até o fim de 2021, em diferentes pontos do Estado.

A primeira rota que será é a Rota do Descoberto, em Guaratuba, no próximo domingo (17). Com 30 km é considerada de intensidade média. O encontro dos participantes começa às 8h no km 20 da Rodovia Máximo Jamur (Estrada Rural do Descoberto). A saída está programada para às 9h. Informações no (41)3472-8650.

Em Matinhos, a ciclorrota terá um trajeto urbano, circundando a orla. A inauguração está prevista para 24 de janeiro (domingo).

Já em Pontal do Paraná, a rota será na Estrada do Rio Guaraguaçu, passando pela Aldeia Karaguata Poty, da tribo Guarani, e terminando na Área de Preservação Arqueológica dos Sambaquis, um depósito feito por povos primitivos de valor histórico e, para os índios, espiritual. O lançamento em Pontal será também num domingo, 31 de janeiro.

Para estas atividades serão tomadas todas as medidas de prevenção ao coronavírus. É obrigatório o uso de máscara e o distanciamento social. Também será disponibilizado álcool em gel para higienização frequente das mãos

As rotas são uma parceria da Paraná Esporte com os municípios do Litoral. “A intenção é criar alternativas que possam aliar a prática do esporte, o turismo e, desse modo, fortalecer a economia de diferentes regiões do Paraná”, explica o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski.

Estações

As estações das ciclorrotas contêm ferramentas para socorros de urgência, bomba para encher pneus, além de um mapa com as informações do trajeto. Elas são construídas a partir de madeira de reflorestamento e lixo coletado nas trilhas, aglutinados em um processo único, formando a lixeira e a placa que abriga o mapa. São denominadas Serviço de apoio ao cicloturista.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Foto: José Fernando Ogura/AEN