Mais uma opção de lazer na Região de Metropolitana de Curitiba está de volta. Amanhã (16) reabre o Caminho do Itupava, rilha que faz parte do Parque Estadual Serra da Baitaca. Antes de ser liberado, o Parque foi vistoriado e passou por manutenção porque chuvas causaram queda de árvores no local.

Portaria do Instituto Água e Terra (IAT) permitiu a reabertura dos Parques Estaduais Serra da Baitaca, Pico Paraná e Pico do Marumbi a partir do último dia 9. Além da redução da capacidade, é obrigatório cadastro, entrar pelas portarias oficiais, usar máscara e álcool em gel.

O horário de funcionamento é das 8h às 17h. Para atividades fora desse horário, é preciso ligar e verificar a disponibilidade de entrada.

São permitidas somente atividades individuais, como caminhada, corrida e exercícios. Para evitar aglomerações, estão proibidos acampamentos, práticas esportivas coletivas e eventos dentro das Unidades de Conservação do Estado.

As três Unidades de Conservação fecham apenas às terças-feiras para manutenção.

A capacidade de visitação também foi reduzida em 50%. A orientação é ligar antes para certificar-se da capacidade ou até mesmo agendar a presença.

Baitaca

O visitante deve entrar pelo trailer, a base do IAT. O Parque abriga o Caminho do Itupava, com capacidade de 314 pessoas por dia para visitação; o Anhangava, com capacidade de 166 pessoas por dia; e o Pão de Loth, também com capacidade para 166 pessoas por dia.

Fones: (41)3213-3407, (41 3213-3819 ou (41)3554-1531

Pico Paraná

Não é permitido mais de duzentas pessoas simultaneamente nas trilhas e o visitante só pode entrar conforme disponibilidade de vagas. Entrada deve ser feita pelo trailer, base do IAT.

Fone: (41)3213-3855

Marumbi

O parque abriga três atrativos: Pico Marumbi, Salto dos Macacos e Morro do Canal. A capacidade de visitação é de cem pessoas por dia para cada atrativo. O visitante deve entrar pelas bases do IAT (Base Prainhas ou Base Marumbi). Para o acesso às trilhas do Morro do Canal, o acesso deve ser feito pela propriedade particular Morro do Canal.

Aos sábados, domingos e feriados, uma vez que seja feito o cadastro e a entrada esteja dentro da capacidade de carga definida para a trilha escolhida, o visitante deve receber uma pulseira de identificação. A pulseira deve ser colocada em local visível e ser carregada durante todo o tempo no interior da Unidade de Conservação.

Fone: (41)3432-0019

Quem não seguir as determinações impostas pelo órgão ambiental poderá sofrer sanções administrativas previstas no Decreto Federal nº 6.514/08.

Para orientar os visitantes, o IAT produziu um informativo com especificidades a cada Unidade. Confira aqui.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Foto: Arnaldo Alves/ANPR

Comentários

Leave A Comment