Arqueologia em Portugal

Não, não tem dinossauros em Portugal. Não que eu saiba.

Mas descobri alguns sítios arqueológicos com os chamados megalitos. Que são pedras gigantes organizadas por humanos milhares de anos atrás.

Descobrimos isso, na estrada vendo placas que chamavam para certos lugares. Na região próxima a Évora, existem muitos desses sítios. Inclusive, existem até excursões específicas para visitar estes locais.

Saindo de Monsaraz descobrimos que tinham alguns desses megalitos bem próximos, mas tivemos dificuldade em encontrar. Inclusive, quando procurei no iPhone, dizia que tinha um no meio de um balão (rotatória). Não vimos e saímos atrás de outro.

No meio de uma estrada, vimos uma placa.

IMG_6404

Finalmente encontramos!

Mas não parecia ter nada em volta. É porque, na verdade, eles não são tão incríveis assim. Eis, o famoso Menir da Bulhôa:

MenirDaBulhoa

Por isso que não tínhamos notado o que estava no meio da rotatória. Porque era isso mesmo.

Depois, fomos atrás de um que tinha um potencial bem maior, o Cromeleque dos Almendres.

Apontado como o monumento megalítico mais importante da Península Ibérica, é constituído de 95 monolitos em ótimo estado de preservação. Mesmo estando lá há mais de 7 mil anos.

Com o passar dos anos, obviamente, vários monolitos foram se perdendo. Mal dá para ter uma ideia da formação original, hoje em dia.

CromelequeAlmendres

A visão que eu tive lá, era mais ou menos essa:

IMG_6410 IMG_6406

Confesso que fiquei meio frustrado. Eu esperava algo mais próximo de Stonehenge , mas gostei de conhecer. Não é todo dia que a gente vai a um monumento com mais de 7 mil anos de existência.

Fica só a 17 quilômetros de Évora, sendo 4 de terra. É um passeio rápido, e bem diferente dos habituais.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/luize752/public_html/nowboarding.com.br/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273