A Catedral de São Basílio

StBasilTarde

Foto: Luis Sarabia

Muitos podem até não reconhecer de nome, mas a Catedral de São Basílio é o ponto turístico mais famoso de Moscou.

Ivan IV (também conhecido como Ivan o Terrível) mandou construir essa Catedral (entre 1555 e 1561) em comemoração à captura de Kazan e Astrakhan.

Falando nisso Ivan, o Terrível, na verdade foi um erro de tradução. O certo seria Ivan, o Formidável. Mas com certeza, terrível é um adjetivo que combina muito mais com um Czar russo que formidável. Além disso, ele era adepto da tortura e outras coisas que endossariam a tradução errônea.

O nome inicial da Catedral, era Igreja da Trindade, depois virou Catedral da Trindade e só ganhou o nome atual em 1588 quando o Czar Fiodor Ivanovich decidiu criar uma nova capela em cima do túmulo de São Basílio. No final, o complexo acabou sendo composto pela igreja central, rodeada de oito pequenas capelas. Esse formato de uma estrela com oito pontas é muito simbólico na Igreja Cristã Ortodoxa. Guiaria a humanidade ao paraíso.

StBasilDia

Foto: Valerii Tkachenko

Uma outra característica que mudou com o tempo, foi a coloração. Inicialmente, ela seguia o esquema de cores And he that sat was to look upon like a jasper and a sardine stone: and there was a rainbow round about the throne, in sight like unto an emerald. And round about the throne were four and twenty seats: and upon the seats I saw four and twenty elders sitting, clothed in white raiment; and they had on their heads crowns of golddescrito no livro do Apocalipse, que seria da Cidade Celestial. Depois disso, mudou muito até chegar, em 1848, nas cores atuais.

StBasilDetalhe

Foto: Tanya K

Além disso tudo, existe uma lenda de que Ivan, fazendo valer o apelido de terrível, cegou o arquiteto Postnik Yakovlev. Para que ele nunca pudesse fazer algo mais bonito que a Catedral. Mas ele ainda participou, com o arquiteto Ivan ShirIai, de outros dois projetos depois de finalizada a construção. Se ele fez isso cego, é muito mais impressionante.

A Catedral fica aberta ao público de 11h às 17h, e só fecha às terças-feiras. E fica na Praça Vermelha, ao lado do Kremlin.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/luize752/public_html/nowboarding.com.br/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273