Sítio arqueológico submarino na Itália

Quando a gente pensa em um sítio arqueológioco de um desastre natural, na Itália, lembramos de Pompéia.

Mas muito próximo de lá, existe outro lugar que foi atingido por uma catástrofe diferente. Também causada por um vulcão, mas, ao invés de ter sido destruída pela erupção, a área afundou por causa do movimento do magma de baixo da terra.

mosaico

Mesmo sendo um processo bem mais demorado, que a erupção vulcânica, acabou afundando muitas construções do início do século primeiro. Assim, foi criado o Parque Arqueológico Submarino da Baía (ou algo parecido, já que não achei NENHUMA referência a ele em português. Em Italiano é Parco Archeologico Sommerso di Baia).

rua

Ele fica a 30 minutos de Nápoles, na cidade de Pozzuoli. Lá ficam oito sítios submarinos e quatro terrestres. Nos que ficam de baixo d’água, você pode tanto mergulhar com escafandro, como com snorkel. É só contactar alguma empresa de mergulho da região e se equipar. Não precisa de nenhuma grande autorização governamental, nem nada do gênero.

No mergulho, você vai conseguir ver mosaicos, estátuas, utensilios e até os restos de uma cidade.

PortusJulius

 

Quem quiser visitar Nápoles, ou Pompéia (também muito perto), pode aproveitar e fazer esse passeio diferente, mas muito interessante. Deve valer tanto pelo mergulho no Mediterrâneo, quanto pela parte arqueológica.

estatua

 

Se você se interessou, tem até um vídeo feito por uma das empresas de mergulho da região que mostram um pouco do que se vê na região.

 

Todas as fotos encontrei nesse blog


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/luize752/public_html/nowboarding.com.br/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273