Indo de Moscou a Pequim, de trem

vagao

 Foto: yeowatzup

Tem gente que gosta de viagens diferentes. Se é o seu caso, acho difícil pensar em alguma coisa mais original do que ir de Moscou a Pequim, atravessando a Mongólia, de trem.

Eu até já tinha ouvido falar na ferrovia Trans-Siberiana, mas nunca soube de uma Trans-Mongoliana. E esse roteiro passa pelas duas.

São mais de 7.600km de trem. 6 dias de viagem. Paisagens rurais quase o tempo todo. Aparentemente sem luxo nem nada.

Com certeza essa é uma daquelas viagens que não é para qualquer um. Eu mesmo não teria paciência de passar 6 dias dentro de um trem. Ainda mais, passando por paisagens tão bucólicas. Mesmo sendo, muitas vezes, um cenário bonito acaba parecendo bem repetitivo.

Também não é muito barato. A passagem de ida custa mais de U$ 800, na segunda classe, e mais de U$ 1.100, se quiser ir na primeira classe.

Mas duvido que mesmo na primeira classe você tenha o conforto que imaginaria ter na segunda classe da maioria dos trens europeus. Para ter uma ideia, esse é um dos vagões restaurante.

MongolianDiner

Foto: Michael Chu

Parece com aqueles restaurantes chineses que são exatamente iguais ao dia que abriram, 30 anos atrás.

Nem os próprios trens são muito animadores. Também parecem ter, facilmente, uns 30 anos e uso pesado.

saynshand

Foto: Chris Hill

As cabines também não são exatamente aconchegantes. Mas, pelo menos, tem um ventilador.

Cabine

Foto: Andy Hares

Mas você vai passar por algumas cidades bem interessantes. Nesses casos, não tem problema parecer que estão parados 30 anos no tempo.

naushki

Foto: Dave Gray

E vai ver algumas paisagens sensacionais.

PaisagemMongolia

Foto: Dave Gray

Mesmo achando a ideia bem interessante, eu não teria coragem de topar uma viagem dessas. Mas há quem goste. Se você for um desses, por favor, conte a sua experiência e porque é tão bom passar por todas as dificuldades de uma viagem como essa. Pode até virar post aqui.

Se ficou interessado, pode ler um curto diário de um corajoso que fez essa viagem.

Tem gente que vai além disso. Durante a pesquisa para esse post, cheguei a ver um cara que foi de Sydney a Londres de bicicleta!


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/luize752/public_html/nowboarding.com.br/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273