A diferença entre Reino Unido, Grã Bretanha e Inglaterra

BritishFlag

Para começar, o Reino Unido não é um país, é um país feito de quatro países. Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Mesmo tendo ingleses, escoceses, galeses e norte irlandeses, todos são britânicos. O que significa que eles são cidadãos do Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte.

Ok, Irlanda do Norte é fácil de descobrir, mas e a Grã Bretanha? Ela é a maior das ilhas britânicas. É mais uma denominação geográfica que uma divisão política. Mas também é usada quando quer falar de britânicos excluindo, intencionalmente, os norte irlandeses. E, tecnicamente, Inglaterra, Escócia e o País de Gales possuem ilhas que não são a Grã Bretanha, mas são parte desses países.

A segunda maior ilha é a Irlanda. Que não é um país, são dois países. A Irlanda do Norte e a República da Irlanda. Mesmo dividindo a mesma ilha, o segundo país não faz parte do Reino Unido.

Se isso não parece tão simples, piora. Lembram do Império Britânico?

ImperioBritanico

Alguns países, como os EUA e Índia, tiveram sua independência em guerras. Mas os países que se separaram diplomaticamente do Reino Unido, como Austrália, Canadá e Jamaica, ainda possuem relações estreitas com a Coroa britânica. E sim, o trocadilho é válido, afinal, a Rainha ainda tem certo poder nesses países. Inclusive aparecendo nas cédulas de alguns deles.

CanadaMoney

Juntas, algumas das ex colônias britânicas e o Reino Unido formam o Commonwealth Realm (não achei uma tradução, mas ao pé da letra seria “Reino da Riqueza Comum”). Pelo que eu pesquisei, todos são estados soberanos que reconhecem a Rainha. Mas eles podem recorrer à Coroa em necessidades econômicas e militares.

CommonwealthRealm

Além disso, existem os Dependentes da Coroa (tradução tosca). Eles são Isle of Man, Guernsey e Jersey. Três ilhas britânicas, que possuem governo próprio, mas não fazem parte do Reino Unido. Mesmo que sejam posses da Coroa. Os governantes desses lugares são escolhidos pelos habitantes locais, mas precisam ser aceitos pela Rainha. E são lugares meio confusos, se quiser ler mais, tá bem explicado na Wikipedia.

DependentesDaCoroa

E ainda existem os Territórios Ultramarinos (em mais uma péssima tradução de um termo que não usamos). Eles são Gibraltar (aquele do Estreito de Gibraltar), Ilhas Falkland, Ilhas Cayman e outros. Eles estão sob a jurisdição do Reino Unido mas não fazem parte dele. Mas os habitantes são cidadãos britânicos. Eles nem são independentes, nem fazem parte do Commonwealth Realm. Até possuem governos locais, mas subordinados à Rainha. Parece que são territórios esquecidos depois do fim do Imperio Britânico.

TerritoriosUltramarinos

Duvido que você tenha entendido tudo. Eu mesmo que escrevi e pesquisei, ainda não entendi direito. Mas tem um vídeo (em inglês) bem simples (que me ajudou MUITO nesse post) que pode facilitar o entendimento dessa bagunça. Ou não.

Para finalizar, tem a bandeira do Reino Unido. Muita gente não entende a diferença entre essa bandeira e a da Inglaterra. Felizmente, isso é bem mais fácil de entender que o resto da bagunça.

BandeiraDoReinoUnido

Só não me perguntem porque ignoraram a bandeira do País de Gales. Na minha opinião, não queriam colocar um dragão no meio, nem queriam o verde e, simplesmente, ignoraram.

Já fiz um post parecido sobre a diferença entre Países Baixos e Holanda, inclusive com um vídeo dos mesmos criadores do que está nesse post. E é bem mais simples.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/luize752/public_html/nowboarding.com.br/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273