Dividindo as despesas na viagem

Viajar com os amigos é muito bom, mas muitas vezes é complicado dividir as despesas. No final sempre tem uma dúvida de quem gastou mais dinheiro.

Existem algumas maneiras de se resolver isso. Umas bem práticas, simples, trabalhosas e precisas.

1. Dividir tudo na hora

Vão pegar um taxi? Cada um paga a sua parte. Mas isso é bem complicado. Todo mundo tem que ter dinheiro trocado toda hora. Pra mim, é a maneira mais trabalhosa de dividir as despesas. Mas evita que no final, alguém saia prejudicado.

IMG_4351

2. Fundo coletivo

Você define um valor, um responsável e todos contribuem para o fundo. Por exemplo. 3 amigos viajando, cada um dá U$ 100 dólares para as despesas comuns. O responsável vai pagando com esse dinheiro tudo que for um gasto coletivo. Desde passagens de metrô a entradas de museu. Contanto que todos que contribuíram usufruam do mesmo jeito. Quando terminarem os U$ 300 do fundo, é só fazer uma nova captação e pronto. É muito prático. Às vezes pode dar uma confusão, principalmente se as refeições também forem pagas assim. Alguém pode reclamar que pediu um prato mais barato, por exemplo. Mas isso tudo é negociável. E se não confiarem no responsável, pode dar MUITO problema.

3. Definir um tesoureiro

Assim como a opção anterior, você precisa definir um responsável bem organizado. Mas ao invés dele guardar todo o dinheiro, cada um vai pagando uma coisa e o tesoureiro vai anotando. No final da viagem, fecha a conta e vê quanto um deve pro outro. O problema é que é meio confuso e precisa que alguém anote TODOS os gastos. Sem erro. E o cálculo final pode não ser muito simples. Além disso, também precisa de muita confiança em quem anota e em quem faz as contas finais.

4. Usar um App

Uma vez, viajei com 3 amigos para Los Angeles e Las Vegas. Pensando em como fazer a divisão de despesas, achei um App MUITO bom para isso. O Road Trip Arbitrer serve para qualquer tipo de viagem, não só as de carro. Ele faz o papel do tesoureiro no exemplo anterior. Só que ele faz isso tudo automaticamente. O tempo todo você sabe as parciais de quem está devendo para quem. Assim quem deve mais, vai pagando até diminuir a dívida. Isso faz com que não chegue o final da viagem com alguém devendo um rim pros outros. Além disso, não precisa de cálculo nenhum. É só colocar o valor e quem pagou que o App faz isso tudo sozinho. Existem várias opções pra isso, basta procurar no iTunes, ou no Google Play. Só recomendei o Road Trip Arbitrer porque foi o único que eu usei e achei muito bom.

telas

Resumindo, a melhor opção, pra mim, é usar o aplicativo no smartphone. Se não quiser isso, a mais prática é a segunda opção, a do fundo coletivo. Não perde tempo com cálculos nem nada.

A pior opção é dividir tudo na hora. Ou vai dar muita confusão, ou alguém vai sair prejudicado.

Se tiver alguma outra sugestão, é só comentar!


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/luize752/public_html/nowboarding.com.br/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273