A pirâmide do Louvre

Piramide

Pode ser um choque pra muita gente, mas a pirâmide do Louvre é razoavelmente nova.

Garanto que muita gente nunca nem parou pra pensar porque tem uma pirâmide de vidro na frente do antigo Palácio Real da França (novidade também?). Eu mesmo demorei a me questionar isso.

PalacioReal

Ela foi criada para facilitar a entrada de milhares de visitantes. A entrada original já não conseguia mais lidar com o fluxo de turistas.

Ao invés de criar novas entradas, ou uma solução mais simples, criaram a pirâmide. Claro que isso causou uma discussão. Afinal, uma estrutura moderna na frente de um prédio tão antigo sempre causa confusão. E além dela ainda foram criadas mais 3 outras na área.

FisheyeLouvre

Mesmo assim, em 1984, o Presidente Francês, François Mitterrand, contratou o arquiteto I. M. Pei e continuou com o projeto. Que foi inaugurado em 1989.

E é incrível como mesmo que o pátio central do museu fique cheio de gente, nunca vi ficar intransitável. Mesmo em dia de entrada gratuita. Na verdade são 3 entradas nessa área central (inclusive eu já sugeri a melhor para fazer um roteiro curto) com o acesso bem facilitado.

PontoDeEncontro

Além disso, a pirâmide virou um ponto turístico que o Louvre, por si só, não seria. Todo mundo vai lá sempre que está por perto e tiram milhares de fotos. Principalmente à noite.

Louvre1

Uma coisa que eu só descobri na pesquisa pra esse post, é que chegaram a pensar em criar uma torre para ajudar na limpeza da pirâmide. Ainda bem que desistiram disso. Não sei como faziam em 1989, mas eu já di um robozinho fazendo esse serviço atualmente. Como se fosse um carrinho de controle remoto limpando os painéis de vidro.

E esses painéis têm até lenda por trás. Teoricamente, seriam 666 placas de vidro e teria toda aquela simbologia do número por trás. Inclusive um livro diz “a pirâmide é dedicada a uma força descrita como a Besta no Livro do Apocalipse (…) Toda a estrutura é baseada no número 6″. Mas fiquem tranquilos, são 673 placas, pode ir sossegado.

A pirâmide invertida que é citada no Código Da Vinci, existe, mas só está lá para iluminar melhor com luz natural o Carrousel du Louvre.

Carossel

Não é incomum ter artistas por lá. Inclusive com música ao vivo melhor que as de churrascaria.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/luize752/public_html/nowboarding.com.br/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273