Como se vende um país

Não estou falando de dinheiro, mas como você convence alguém a visitar um lugar.

Como você escolhe seu destino de viagem? De tanto ouvir sobre uma cidade? De ter se interessado em filmes? Porque os amigos disseram que era legal?

Existem vários motivos, mas tenho me interessado por lugares que não tinha pensado em conhecer por vídeos promocionais.

O que você sabe sobre a Nova Zelândia? Eu penso que é muito longe, tem esportes radicais, e que a Austrália é do lado e deve ser mais legal. Os mais nerds vão lembrar que a trilogia do Senhor dos Anéis foi filmada lá. E parece que não tem muito além disso, mas isso pode ser motivo o bastante para chamar turistas.

Nunca tive lá muita vontade de conhecer a Nova Zelândia (nada contra também, mas nunca achei um motivo forte), mas o país ganhou um pouco mais da minha simpatia. Nem tanto pelo Senhor dos Anéis, até acho os filmes meio chatos (me julguem). Mas achei legal o gancho, e mostraram lugares muito legais. E imagino que pra quem é fã dos filmes deve ter ficado maluco.

Depois de ver esse vídeo, me lembrei de um que me perseguiu uns dois anos atrás. Acho que eu estava em Londres e, além do vídeo, tinha uma campanha massiva de turismo para a Islândia. Todas as estações de metrô cheias de cartazes “vendendo” o país. Se não me engano, foi logo depois da erupção daquele vulcão de nome insoletrável (Eyjafjallajökull, usei o Google, claro). Eles deviam estar com a moral meio baixa, fizeram uma campanha pra mostrar que lá tem algo além de vulcões. Eu só sabia que a Bjork veio de lá e que eles tinham o maior número de bandas de Rock per capita. Mas depois que fiz uma pesquisa só encontrei uma menção de serem o país com a quarta maior média de bandas de Metal por cabeça. Atrás de Finlândia, Suécia e Noruega. Mas também descobri outras coisas interessantes na minha pesquisa. Eles tem a população que mais vai ao cinema e bebe Coca-Cola (não necessariamente dentro do cinema). Além disso eles tem 13 Papais Noéis. Não que eu tenha entendido o que isso quer dizer.

Parei de enrolar, veja o vídeo, mas em HD e tela cheia, de preferência.

Inspired by Iceland Video from Inspired By Iceland on Vimeo.

Pegaram uma música animada (Jungle Drum, Emiliana Torrini), com imagens muito bonitas, num clipe bem dirigido e com uma fotografia sensacional. Além disso, fizeram questão de mostrar que a população é super simpática. Se é verdade, eu não sei, mas fiquei com vontade de conhecer o país depois de ver esse vídeo.

Depois, tentei me lembrar de algum vídeo nesse estilo sobre o Brasil. Aí lembrei de um dos vídeos da campanha das Olimpíadas no Rio.

Dirigido pelo Fernando Meirelles, muito bem produzido, mostrando imagens sensacionais do Rio. O que não é tão difícil assim. Claro que quem vê, fica com vontade de visitar a Cidade Maravilhosa.

Mas depois disso me lembrei de um outro vídeo com MUITO menos produção. Na verdade, um cara e uma câmera (até onde eu sei). Ainda por cima, o cara é argentino. Mas ele fez um dos vídeos que mais me deu vontade de visitar um lugar. Também assista em HD!

Ferias no Brasil from Javi Devitt on Vimeo.

Sem nenhuma pirotecnia. O cara fez umas imagens nas férias dele, editou muito bem, e mostrou que não precisamos de grandes produções para poder mostrar como um lugar pode ser legal. Ficou muito melhor que um monte de vídeos institucionais feitos por Ministério do Turismo e afins.

Agora, quando eu estiver decidindo destinos, vou adicionar o Vimeo e o Youtube às minhas pesquisas.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/luize752/public_html/nowboarding.com.br/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273