As melhores companhias aéreas

Saiu a lista anual do Skytrax World Airline Awards, que avalia as melhores companhias aéreas do mundo. Mas tem um problema, vejam a lista:

- Qatar Airways
- Asiana Airlines
- Singapore Airlines
- Cathay Pacific
- Ana
- Etihad Airways
- Turkish Airlines
- Emirates
- Thai Airways
- Malaysia Airlines

Eu já viajei bastante, mas nunca voei por nenhuma delas. Talvez por nunca ter ido à Ásia, onde estão a maioria das empresas premiadas. Até já vi passagens para a Europa pela Qatar Airways (que tem boas promoções), mas acabei optando pelas mais tradicionais.

Então, comecei a pensar em maneiras de fazer um ranking mais útil, com empresas que nós brasileiros realmente usamos. Aí eu me lembrei, que no site da ANAC tem uma área onde podemos dar notas para as empresas aéreas. Eu mesmo já fiz isso.

Não foi surpresa nenhuma quando vi que a KLM está em primeiro lugar. Realmente ela é disparda a melhor empresa pela qual eu já viajei. Confortável, boa e farta alimentação, serviço sensacional. Nada a reclamar. O problema é ter que ir fazer o retorno lá em Amsterdã. Dá preguiça, mas é uma empresa sensacional.

Segue a lista das melhores avaliações do site da ANAC:

- KLM – 9,86
- Air France – 9,42
- Alitalia  - 9,42
- Aeroméxico – 9,37
- Korean – 9,31
- Delta – 9,17
- Aerolíneas Argentinas – 8,68
- Air Europa –  8,68
- American Airlines – 7,78
- Emirates – 7,72

Eu estranhei um pouco. Viajei ano passado pela Air France (que eu ouvia maravilhas dos meus avós) e achei péssima. Na ida, até que foi tranqüilo. Mas na volta, vim num 747 velho. Nem a luz do meu assento funcionava. De madrugada, pedi água para uma aeromoça e ela apontou para a copa. Ela queria que eu passasse por cima do cara que dormia no assento do corredor para pegar água, já que ela não podia fazer isso por mim. Sem contar que teve overbooking até na primeira classe! Achei péssima, mas ficou muito bem colocada.

Já a Emirates, que está entre as melhores do mundo ficou em décimo lugar.

Então, decidi criar o meu próprio ranking. Vou listar aqui as que eu me lembro de ter viajado. Sem pontuação.

Sensacional
KLM

Boas
TAP
United
TAM
Copa

Ruim
Air France

Péssima
Ibéria

A TAP é muito boa, mas sempre atrasa 40 minutos. A United tem TVs individuais, bom serviço, mas ainda não é uma KLM. A TAM é meio que o padrão das viagens nacionais, não muda muito pro exterior, mas tem TV individual (geralmente). A Copa não tem TVs individuais, mas tem uma comida boa. O problema é que os aviões são meio pequenos (737) para viagens internacionais. Mas a parada na Cidade do Panamá dá para esticar as pernas no meio do caminho.

A Air France foi a minha maior decepção, sempre ouvi falar muito bem, mas achei muito fraca. Mas é uma questão de sorte. Na ida fui num avião novo, com TVs individuais, mas na volta teve overbooking até na primeira classe, só tinha aquela TV grandona velha, a luz do meu assento estava queimada e a aeromoça não levava nem água.

A Ibéria é a pior de todas. Foi depois de uma viagem por ela que eu passei a sempre comprar uma caixa de Kit Kat no freeshop pra ter algo para comer no vôo. Aeromoças mal educadas, comida ruim, avião velho. Nada se salvou. Mas se for a minha única opção, não deixo de viajar por isso.

Só para ficar claro eu (infelizmente) não ganhei nada da KLM. São elogios justos. As outras que poderiam aprender com ela. Mas se os hlandeses quiserem me mandar umas passagens em agradecimento eu não vou achar ruim =)

Essas foram as que eu lembrei Caso eu me lembre de mais alguma, volto a escrever sobre isso. Quem quiser sugerir alguma, é só me mandar que eu adiciono aqui.

Aproveite e avalie as que você já usou no site da ANAC.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/luize752/public_html/nowboarding.com.br/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273