Quanto custa passar um ano viajando pelo mundo?

Já pensou visitar 12 países em 6 continentes numa viagem de um ano? Mesmo que tenha sonhado com isso, o custo deve ser tão absurdo que só o Eike Batista poderia ter um luxo desses.

Barato não é, claro, mas fiquei surpreso que você não precisa ser milionário para isso. Com um bom planejamento, ou até mesmo vendendo um carro, isso é possível.

Daniel Baylis decidiu que ia passar um ano viajando pelo mundo. Ele não é rico, mas se planejou e foi atrás. Não foi uma viagem 5 estrelas, ele chegava a trabalhar para comer e ter onde dormir, mas quando não conseguia isso pagava por conta própria. Me surpreendi que existem vários lugares que oferecem comida e quarto por trabalho (como WorkAway, HelpX e WWOOF). Além disso ele participou do Couch Surfing e se hospedou em casas de pessoas que emprestam seus sofás a viajantes (com as taxas desses serviços gastou U$ 112). Além disso ficou em hotéis e albergues. Se você quer economizar, não pode ter frescura.

Foto: Petzold Photography

O total que ele gastou com hospedagens foi de U$ 2.543. O que é muito pouco, se você pensar que foram 365 dias. Menos de 7 dólares por noite dormida. E ainda ganhou comida em alguns dos lugares.

Além disso, ele gastou U$ 904 em doações que precisou fazer aos lugares onde trabalhou por comida e dormitório. Taxas administrativas e outras coisas,

Quando não conseguiu comida de graça, acabou gastando um total de U$ 1.500. Mais uma vez, muito pouco dinheiro para um ano de comida. E mais uma vez eu lembro que não pode ter frescura pra isso. Com certeza teve muita coisa que ele teve que fechar o olho pra ter coragem de comer.

Em transportes locais, como taxis, ônibus e barcos, ele gastou mais U$ 500. E em atividades culturais, como museus, foram mais U$ 350. O cara foi MUITO econômico, não é difícil você gastar mais do que isso em uma viagem de 10 dias e o cara fez isso em UM ANO.

Com vistos e outras burocracias de países gastou U$ 264. Mas para canadenses (como é o caso dele) isso é mais fácil que para brasileiros. Só o Visto americano custa para nós quase isso.

E gastou mais U$ 471 com plano de saúde por todos os 365 dias.

O pesado mesmo, como você já deve ter imaginado, ficou para a parte aérea. foram U$ 7.399. Mais de metade do custo da viagem.

Foto: cowlemon

No total, foram U$ 13.931. Ou seja, o cara gastou menos de R$ 30 mil para passar um ano inteiro viajando. Menos de R$ 2.500 por mês. É fácil gastar mais do que isso pagando aluguel, condomínio, e outras contas todo mês.

Ou seja, se seu sonho é passar um ano viajando pelo mundo, é possível. Não é fácil, mas dá para fazer. E lembre-se que quanto mais frescura você tiver, mais cara fica a sua viagem. E quanto mais você planejar, menos você vai pagar.

Se quiser saber mais sobre a viagem do Daniel, é só entrar no site dele que tem muito mais informações.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/luize752/public_html/nowboarding.com.br/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273