Como acessar a internet no exterior

A cada dia somos mais dependentes da internet. Com os smartphones isso tem aumentado e deixou de ser só para trabalho. Agora todo mundo quer postar uma foto, fazer uma pesquisa, procurar um restaurante.

As duas melhores opções que temos são o 3G e WiFi.

O preço do 3G em roaming no exterior é proibitivo. Passa de R$ 30 por mega!! Mesmo com plano pós pago. Nesse caso, a melhor opção é usar comprar um chip de 3G pré pago no país que você estiver. E ainda vai notar que o pré pago lá fora é melhor e mais barato que no Brasil. Já paguei U$ 50 por internet, voz e mensagens ilimitadas por um mês. E era numa operadora bem vagabunda. Nas maiores eu não consegui nenhum plano simples e sem contrato pro iPhone. Mas foi MUITO útil.

Marquei todos os lugares que fui no Foursquare. Assim eu tenho um diário da minha viagem guardado para sempre. Mais preciso impossível. E ainda ganhei bons descontos fazendo os checkins. Inclusive 25% de desconto na loja da NBC.

Além disso, sempre era fácil encontrar o que eu queria fazendo uma pesquisa rápida no Google.

Ou então, me localizar com facilidade no Google Maps. Que praticamente não funciona sem 3G. Quem quiser fazer isso sem 3G tem opções que falo num outro post.

Eu postava fotos, atualizava Twitter e Facebook. Mandava mensagens via WhatsApp e até ligava pelo Skype pra minha namorada que estava aqui no Brasil.

Às vezes é meio complicado conseguir descobrir um plano que sirva para você no telefone (ou tablet) que você estiver levando. Mas se dominar o idioma fica bem mais fácil. Mas não esqueça de desbloquear seu smartphone antes de sair do Brasil. Recomendo muito que façam isso. Sua viagem fica muito mais prática.

Outra opção é assinar algum plano de WiFi. Tem por hora, por mega, ou até por dias. Recomendo a última opção. Assim você usa despreocupado. O problema é que você fica meio amarrado. Em geral nos lugares mais movimentados (como Times Square), grandes redes de restaurantes (como McDonalds) e em hotéis, o WiFi funciona muito bem.

Eu assino o Boingo Mobile e pago U$ 7,95 por mês. Você pode assinar só por um mês, cancelar e assinar outra vez quando for viajar. É bom porque você pode usar até dois gadgets com ele (entre smartphones e tablets) e tem uma conexão (geralmente) melhor que o 3G. Facilita bastante para fazer ligações via VoIP. Tem MUITOS hotspots nos EUA, na Europa tem menos, mas ainda vale fácil os R$ 15.

Muitos lugares tem WiFi de graça, como hotéis e alguns restaurantes. Mas você pode se frustrar se pegar seu iPhone e for direto abrir o App do Twitter e não ter conexão. Antes de se sentir enganado pela promessa de internet gratuita ou ir reclamar com alguém, tente acessar o Google pelo navegador. Geralmente vai abrir uma página de boas vindas e você vai ter que clicar num ‘aceito os termos de uso’ ou algo parecido. Depois pode voltar pros Apps, ou continuar navegando que tá liberado.

Internet de hotel é mum mal necessário. Já notei que a chance de ter WiFi grátis num hotel é inversamente proporcional ao valor da diária. Ou seja, se o hotel é caro, tem uma grande chance de você pagar pela internet. E ainda vai ter que pagar caro. Já cheguei a morrer em quase 30 euros por um dia de conexão! E geralmente é uma internet bem lenta. Mas quebra um galho.

Estar conectado na viagem é ótimo, seja mobile ou no hotel, mas não vai perder muito tempo no Facebook conversando. Use o tempo de internet para descobrir lugares legais para ir e restaurantes interessantes para comer.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/luize752/public_html/nowboarding.com.br/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273