Como viajar

Depois de diferenciar tipos de viagem pela quantidade de pessoas, resolvi definir pelo meio de transporte. Escolher como você vai viajar também influencia muito no estilo da viagem. Inclusive, pode ser até a grande atração do passeio.

*****

Avião

A primeira coisa que passa na cabeça da maioria, é ir de avião. É a maneira mais rápida de viajar por longas distâncias. Você consegue fazer em uma hora o que de carro faria em 10, ou atravessar em horas um oceano que num navio precisaria de dias. Geralmente não é a maneira mais barata, mas poupa muito tempo.

*****

Carro

Pode tanto ser uma viagem de ponto a ponto, saindo de uma cidade com outra como objetivo, ou ser uma “Road Trip” e curtir o passeio.

Se for uma viagem ponto a ponto muito longa, muitas vezes não é a melhor opção. Nem sempre o preço vale as horas atrás do volante. Se for calcular direito, somando gasolina, pedágio e até as horas perdidas nas férias, pode não ser bom negócio. Sem contar que a chance de ter imprevistos é bem maior.

Mas se optar pela “Road Trip” você pode aproveitar muito o caminho. Nesse caso, é muito importante você planejar bem por onde vai passar. Não adianta querer conhecer um caminho onde não tem nada pra fazer. Eu mesmo já me frustrei tentando inventar um caminho legal entre Los Angeles e Las Vegas. Mas já tive surpresas incríveis optando pelo caminho mais longo no Sul da França. Mas tenha sempre uma folga na programação. Eu já tive que atravessar a Itália, de um lado ao outro, com pouco tempo porque minhas malas foram extraviadas e deu uma confusão na hora de pegar o carro. Desisti do que ia visitar e fui direto. E evitem percursos muito longos sem paradas. Mais de 4 horas sem achar uma cidadezinha legal pra dar uma parada fica muito monótono.

Depois vou voltar com um post específico sobre “Road Trip”. Depois que fiz a primeira, quero fazer sempre!

*****

Trem

No Brasil é MUITO raro poder fazer qualquer coisa de trem. Nem sei exatamente o que é possível, mas no exterior é bem mais comum.

Nos EUA tem alguns percursos que podem quebrar um bom galho. Dá até para ir de Chicago para Los Angeles, mas não recomendo. Na região de Boston, Nova York e Washington tem muitos trens, mas a gente nunca pensa em utilizar esse transporte. Vale dar uma pesquisada.

Na Europa você vai de trem para, praticamente, qualquer lugar. E como os países são relativamente pequenos, é um ótimo meio de transporte. Se comprar as passagens com antecedência fica MUITO mais barato. Uma passagem em classe normal comprada na véspera custa mais caro que duas de primeira classe compradas com antecedência. O problema é que o envio das passagens (pela Rail Europe) para o Brasil é bem caro. Melhor optar por imprimir em casa. Não era uma opção até ano passado, mas agora já pode e é MUITO mais barato.

Várias vezes é mais rápido que de avião, por não perder tanto tempo indo a aeroportos distantes, perdendo tempo com checkin, alfândega, atrasos. E na hora que chega ainda espera a mala e pegar outro transporte para o centro da cidade. Dá muito mais trabalho. Sem contar que é MUITO mais raro um trem atrasar que um avião.

*****

Navio

A viagem de Navio é a que menos importa o destino. Geralmente o transporte é a parte mais importante. Claro que ir a praias sensacionais ajuda muito, mas a maior graça são as coisas que se pode fazer a bordo.

Chegam a ter teatros, cinemas, cassinos, piscinas, festas e tudo que uma cidade pode oferecer, mas num lugar menor e no meio do mar.

Muitas vezes é uma boa opção para quem já quer sair com a viagem toda paga sem ter surpresas. Existem vários cruzeiros onde já tem comida, e até bebida, inclusos.

Uma boa maneira de dar uma economizada, são quando os navios estão vindo da Europa pro Brasil (antes do nosso verão), ou indo de cá pra lá (depois do nosso verão). Geralmente são passagens bem mais baratas, já que as viagens são mais para o deslocamento do navio indo atrás da alta temporada que visando o lucro normal. Mas tem que incluir a passagem de ida, ou volta, da Europa.

*****

Ônibus

Muitas vezes é uma maneira mais barata de viajar. Mas só é boa opção mesmo se for pelo valor, ou se for uma viagem bem curta.

É bom para ir em algum lugar onde não tenha trem, e seja legal de passar uma tarde. O problema é que, geralmente, você tem que esperar a hora de ir embora. Coisa que não aconteceria de carro. E já fiquei bem entediado com isso.

*****

Ainda fare posts específicos mais aprofundados. E se você tiver uma dica legal para dividir com o Blog, é só clicar ali na direita no Contribute e enviar.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/luize752/public_html/nowboarding.com.br/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273